Funcionários de fazenda no Pará são feridos a bala após nova investida de integrantes de movimentos sociais
Grupos ligados a movimentos sociais voltaram a ameaçar produtores e trabalhadores rurais no interior do Pará. A Fazenda Serra Norte, em Eldorado do Carajás (PA), está invadida desde 8 de agosto, e teve um novo episódio nessa terça-feira (20), após homens encurralarem e atirarem em funcionários e animais da propriedade.
Marcelo Freitas, filho do proprietário da Fazenda Serra Norte - com 2.400 hectares -, conta que são aproximadamente de 25 a 30 pessoas acampadas nas terras, amedrontam e depredam o patrimônio.
"Desde a invasão em agosto temos sofrido roubo de gado e ameaças, sendo que ontem (20) os invasores atacaram a equipe de vaqueiros, baleando duas pessoas e diversos animais”, acrescenta o produtor.
Segundo Freitas o grupo promete novas invasões entre o Natal e Ano Novo, ameaçando de morte os funcionários que permanecerem na fazenda. "Todos os nossos trabalhadores pediram demissão ontem, receando pela vida. Por isso, além dos prejuízos materiais, temos danos de mão de obra", desabafa.
Os proprietários relatam que procuraram ajuda da Polícia Militar, mas foram informados que necessitam de policiamento especial e autorização do juiz para cumprir a reintegração de posse.
Freitas conta ainda, que após a primeira invasão a sede da propriedade, em 28 de outubro, foi organizados mutirões para reconstruir as casas depredadas e, que seriam entregues aos funcionários antes do Natal.
Na ocasião o grupo usou explosivos para destruir imóveis onde moravam os trabalhadores da fazenda. Máquinas e casas foram incendiadas. Segundo a Polícia Militar local, vinte e quatro pessoas foram presas e levadas para a delegacia de Parauapebas (PA), sendo encontrado com o grupo armas e munição.
Fotos enviadas por Marcelo Freitas:
Funcionários da Fazenda Serra Norte são levados para hospital em Eldorado do Carajás após emboscada
Funcionário ferido durante emboscada de integrantes do MST
Animal também é atingido durante emboscada