"Resolução do CAR consta que seria mantido o sigilo dos dados", lembra presidente da Faep

Publicado em 02/12/2016 11:16
Dados das propriedades rurais expostos dão espaço para qualquer pessoa no Brasil ou no mundo tomar conhecimento de informações que podem estimular atos de violência, concorrência desleal, entre outras complicações. Divulgação quebra a confiança do produtor com o sistema do cadastro e o Ministério do Meio Ambiente.
Confira a entrevista de Ágide Meneguette - Presidente do Sistema FAEP

Na cidade de São José dos Pinhais (PR), onde ocorre o evento anual da Federação de Agricultura e Pecuária do Paraná (FAEP), os produtores e presidentes de cooperativas estão preocupados com a decisão do Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, de divulgar na internet os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), considerada uma atitude "criminosa contra a produção", pois coloca à disposição dos dados privados dos produtores rurais.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP, lembra que, com essa atitude, o ministro desrespeita também a legislação que criou o CAR. Neste momento, eles solicitam para que a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) faça uma análise para decidir se devem tomar uma medida judicial ou divulgar uma nota de repúdio em relação ao ato. De acordo com Meneguette, a resolução do CAR garantia o sigilo de dados.

Ele conta também que os produtores do estado do Paraná correram para se adequar ao novo CAR, com intenção de cumprir corretamente o Código Florestal. Agora, se sentem traídos pela própria autodeclaração. "A partir do momento em que nossos dados de cadastro são públicos, podemos ter todos os tipos de dificuldades", diz.

O ministro Sarney ainda fez uma solicitação para a Advocacia Geral da União (AGU) para divulgar também o nome dos produtores, o nome da propriedade e o CPF.

A CNA convocou os presidentes das federações para debaterem a questão na próxima segunda-feira (5) em Brasília. Por outro lado, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) também pressiona o presidente Michel Temer a demitir o ministro.

Meneguette deixa uma mensagem aos produtores: "Tem que pressionar os nossos políticos e pressionar o Governo Federal, porque nós temos de ser um país sério".

 

Veja ainda:

>> Aprosoja Brasil considera irresponsável a autorização do MMA para disponibilizar as informações do CAR. Setor vai à Justiça

>> Sarney Filho abre a mala de olho no bolso do produtor e promove o desmatamento das florestas federais, por Valdir Fries

Por: João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A importância da formação e capacitação de trabalhadores no Agronegócio
Chefe francês recebe assistência técnica do Senar em Goiás
Canal do Notícias Agrícolas no Youtube alcança marca dos 100 mil inscritos!
CONACREDI 2024: 6ª edição terá como foco a gestão de riscos no agronegócio
Fitossanidade no algodão: chegada do bicudo-do-algodoeiro completa 40 anos e ainda é preocupação para o setor
Exportações do agro mineiro mantêm crescimento e registram recorde de US$ 8,2 bi no semestre