Lavouras de soja em Santa Maria-RS perdem produtividade com período de estiagem que começa a partir dessa semana

Publicado em 04/11/2016 11:48
Em Tangará da Serra-MT, a irregularidade das chuvas deve ser substituída por um período seco que pode penalizar produção
Confira a entrevista de Paulo Murray - Engenheiro Agrônomo

A ferramenta Crop View, que avalia a condição das safras pelo Brasil, trouxe nesta sexta-feira (4) as informações dos dados de plantio para os municípios de Santa Maria (RS) e Tangará da Serra (SC).

De acordo com Paulo Murray, da Rural Tecnologia, as lavouras de soja de Santa Maria podem perder produtividade com um período de estiagem que vem logo após excessos de chuvas que chegaram a níveis de mais de 200mm de água excedentes no solo.

Foram analisadas três datas de plantio, para as quais chegou-se a um índice de produtividade diferente. Com datas analisadas entre os meses de setembro, outubro e novembro, a produtividade pode ser de 75% até 58% no resultado final - este último para quem realizar o plantio a partir de 1 de novembro.

Este cenário é proporcionado pela finalização das chuvas e por solos que, mesmo após os excessos de chuva, não garantem a umidade suficiente para que o plantio tenha um bom desenvolvimento ao longo da safra.

Já em Tangará da Serra, com chuvas irregulares, muitos produtores não conseguiram encaminhar as suas safras e também devem sofrer com o déficit hídrico no período de floração e enchimento de grãos. Apesar de o plantio estar autorizado desde 15 de setembro, muitos se mostraram reticentes a realizá-lo.

Na simulação feita pelo Crop View, quem plantou a partir do dia 15 de setembro tem uma tendência de atingir 77% do potencial produtivo ao final da safra. No entanto, em novembro, a situação tem um leve aumento - embora o plantio comece a ser penalizado mais cedo, há uma melhora no resultado final, que é de 78%.

Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, são 30 dias grátis para experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio.

Também é possível entrar em contato com a Rural Tecnologia por meio do telefone (11) 5505-4646 ou do e-mail contato@ruraltecnologia.com.br.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes
undefined