Começa a colheita da soja em Roraima

Publicado em 02/09/2016 09:21
Abertura oficial da colheita neste sábado. Produtividade acima de 55 sacas, com lançamento de novas variedades de ciclo curto.

Em Roraima os trabalhos de campo já estão a todo vapor. Com perspectiva de colher 76 mil toneladas de soja, podendo gerar uma economia de até R$ 88 milhões para o estado, muitos produtores estão investindo nessa nova fronteira agrícola.

Geison Nicaretta, filho de produtor paranaense, está orgulhoso nos investimentos realizados no estado. Ele destaca a solução dos problemas ambientais como um novo estímulo à produção em Roraima. "Hoje 100% da produção de soja no estado é licenciada ambientalmente", acrescenta.

Alcione Nicoletti, mato-grossense de família agrícola, também resolveu instalar-se no estado e atualmente produz soja em 1.500 hectares.

Neste ano, as lavouras apresentaram bom desenvolvimento, sendo possível observar soja precoce com produtividade média de 55 scs/ha. Uma boa produtividade considerando áreas recém abertas.

Nicoletti também destaca o diferencial de comercialização com outros estados. "É uma janela nova de oportunidades que o clima possibilita".

Uma iniciativa recente do governo estadual foi à regularização de cerca de 4,5 milhões de hectares em títulos fundiários para os produtores que desejam investir no agronegócio. Com a documentação, o acesso ao crédito também será facilitado.

Por: João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Setor de máquinas brasileiro sofrerá impacto moderado de tarifas de Trump, diz Abimaq Setor de máquinas brasileiro sofrerá impacto moderado de tarifas de Trump, diz Abimaq
Insegurança política e jurídica deve ser vencida na decisão de boas lideranças, argumenta Alceu Moreira
Sob risco de "Abril Vermelho", Roberto Rodrigues responde: que nosso Abril seja Verde, Amarelo, Azul e Branco
Irrigação para enfrentar desafios climáticos será pauta da Abertura da Colheita da Noz-Pecã
Equilíbrio na cadeia sucroenergética passa por maior participação dos produtores rurais e diversificação de negócios
Cana Summit: FPA aguarda posicionamento do governo americano sobre tarifas com lei que permita resposta imediata e eficiente