USDA: Vendas semanais de milho para exportação dos EUA ficam acima do esperado
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportou, nesta quinta-feira (5), seu novo boletim semanal de vendas para exportação com números que vieram acima do esperado para o milho e dentro das expectativas no caso da soja e dos derivados.
MILHO
Na semana encerrada em 28 de novembro, os EUA venderam 1,732,4 milhão de toneladas de milho, contra projeções de 750 mil a 1,5 milhão de toneladas. O volume é 63% maior do que o da semana anterior e 4% se comparado às últimas quatro semanas. O principal destino do cereal norte-americano foi o México, como tradicionalmente acontece. Em todo ano comercial, o país já comprometeu 34,191,3 milhões de toneladas de milho com a exportação, contra pouco mais de 25,7 milhões do mesmo período do ano passado. O USDA estima que as vendas norte-americanas totalizem 59,06 milhões de toneladas.
SOJA
De soja, as vendas semanais dos EUA foram de 2,312,7 milhões de toneladas, enquanto o intervalo esperado pelo mercado era de 1,1 milhão a 2,5 milhões de toneladas. Embora alto, o volume registrou uma diminuição de 7% em relação à semana anterior, mas 17% de cresciemento em relação à média das últimas quatro semanas. A China foi o principal destino. O total já comercializado de soja pelos EUA, na temporada, chega a 36,185,4 milhões de toneladas, contra 32,28 milhões do mesmo período da anterior. As exportações dos EUA, segundo o USDA, deverão ser de 49,67 milhões de toneladas.
DERIVADOS DE SOJA
Os Estados Unidos venderam ainda 276 mil toneladas de farelo de soja, também dentro das expectativas do mercado de 150 mil e 550 mil toneladas. A Colômbia foi a principal compradora do produto norte-americano. Ainda na última semana, as vendas de óleo de soja foram de 19,5 mil toneladas, enquanto o mercado esperava algo entre 10 mil e 60 mil toneladas. A maior parte foi adquirida por destinos não revelados.