USDA apresenta estoques trimestrais acima do esperado pelo mercado e pressiona preços do milho
O USDA, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, divulgou seu reporte sobre os estoques trimestrais de grãos americanos, sendo que as expectativas do mercado eram de números maiores para soja, milho e trigo no comparativo com março, em relatório de expectativas feito pelo instituto.
O estoque para a soja é de 26,4 milhões de toneladas, sendo que o mercado esperava de 23,43 a 27,62 milhões de toneladas. Há um ano, os estoques americanos eram de 21,66 milhões.
Para o milho, foram contabilizadas 125 milhões de toneladas, sendo que as expectativas do mercado eram de 118,75 a 127,34 milhões de toneladas. A estimativa média também é maior do que o número de junho do ano passado, de 104,22 milhões.
Por fim, os estoques trimestrais de trigo ficaram em 19,11 milhões de toneladas, sendo que eram esperados entre 17,53 e 19,19 milhões de toneladas. Há um ano, o número era de 15,51 milhões de toneladas.
"A opinião do mercado é de estoques grandes, bem maiores que no ano passado nas mãos do produtor norte-americano. É preciso entender também que o produtor que está segurando o inventário é um produtor bem capitalizado. Mas isso não quer dizer que ele não vá vender, até que ponto ele vai segurar? Ele pode até segurar por um ou dois meses, porque o mercado costuma reagir em julho e agosto", comenta Aaron Edward, da Sistema Manancial Consultoria.