USDA traz plantio de soja acima da média dos últimos anos e das expectativas
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo reporte semanal de acompanhamento de safras e os números do plantio de soja evoluíram bem e ficaram acima das expectativas do mercado. A área semeada com a oleaginosa chegou a 68%, contra 66% do esperado e frente aos 52% da semana anterior. A média dos últimos cinco anos é de 63% para este período.
Há ainda 39% dos campos que já emergiram, contra 26% da semana anterior e a média é de 36%.
"Para a soja, apesar de 10 pontos atrás do ano passado, a situação não preocupa, uma vez que a janela de plantio se estende do dia 5 a 20 de junho. E para a soja, o risco de redução de área também é muito baixo", explica a Agrinvest Comodities.
Sobre o milho, o USDA informou que 83% da área já foi plantada, contra 70% da semana anterior e e 82% de média plurianual.
O boletim aponta também que 58% das lavouras de milho já emergiram, contra 40% da semana passada e frente à media dos últimos anos de 58%.
"Os estados das Dakotas, Minnesota e Nebraska são os mais críticos, com fechamento da janela de plantio no dia 25 desse mês", afirma a Agrinvest.