USDA traz plantio da soja em 8%, levemente acima do esperado, mas de olho nas chuvas previstas para o Corn Belt

Publicado em 22/04/2024 17:06

Com o plantio em andamento nos Estados Unidos, todos os olhos do mercado estão voltados para as condições de clima no Corn Belt, principal região produtora de grãos do país. A nova safra deverá contar com uma área maior de soja e menor de milho e trigo, de acordo com as últimas estimativas do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), e a produtividade média será construída de acordo com o cenário climático. 

Ainda segundo os dados do departamento, a área semeada com a soja, até o último domingo (21) chegou a 8% e a de milho a 12%, contra 3% e 6%, respectivamente, da semana anterior. As médias são de 4% e 10%, respectivamente, e as expectativas do mercado eram de 7% e 12%. O boletim traz também a informação de que 3% dos campos de milho já germinaram, contra 2% do ano passado e de média para o período. 

O USDA informou ainda que 11% da área de lagodão já foi plantada nos EUA, contra 8% da semana anterior, 11% de média e do mesmo período do ano passado.

O último final de semana foi de tempo predominantemente seco no país, o que tem favorecido o avanço dos trabalhos de campo em um ritmo bastante satisfatório. E mais do que isso, há previsão de chuvas para os próximos dias, o que pode ser ainda melhor para as áreas já plantadas, como explica o consultor de mercado Aaron Edwards, do Sistema Manancial Consultoria. Mas, ele faz seu alerta.

"A chuva no período de plantio é bom e ruim. Bom para o que foi plantado, e ruim para o que ainda precisa ser semeado. Será que vai chover de mais? Será que vai chover de menos? Histórias normais que vemos todos os anos. Agora precisamos de um norte sobre o plantio, mas ainda é cedo para saber", diz. 

Ao portal norte-americano Farm Futures, os produtores têm relatado que o plantio do milho começou um pouco mais lento do que o da soja neste ano e que a oleaginosa, em algum momento, poderia superar o cereal. 

O último final de semana foi de temperaturas mais baixas do que o normal para esta época e de tempo mais seco em praticamente toda a região produtora dos Estados Unidos. Nas últimas 72 horas, as chuvas ficaram concentradas no Centro-Sul do país, como mostra o mapa abaixo, do Commodity Weather Group.

Chuvas acumuladas nas últimas 72 horas nos EUA - Mapa: Commodity Weather Group

Na sequência, os próximos dias deverão ser de temperaturas mais elevadas, também de acordo com as últimas previsões. Os modelos gerados pelo NOAA, o serviço oficial de clima dos EUA apontam que, nos próximos seis a dez dias deverão ser de temperaturas acima da média em praticamente todo o país, em especial áreas como centro-sul do Missouri, sul de Illinois, sul de Ohio, Indiana. Já nos próximos 8 a 14 dias, as altas temperaturas continuam, porém, um pouco mais amenas. 

Temperaturas esperadas para 28 de abril a 2 de maio
Mapa: NOAA
Temperaturas esperadas para 30 de abril a 6 de maio
Mapa: NOAA

Nos dois períodos, as chuvas poderão ficar acima da média em importantes regiões de produção, em especial no intervalo de 28 de abril a 2 de maio, os próximos 6 a 10 dias, como mostra o primeiro mapa abaixo. Já no segundo, para 8 a 14 dias - de 30 de abril a 6 de maio - chuvas esperadas para ficarem acima da média principalmente a oeste dos Estados Unidos, com destaque para Iowa, Wisconsin, Minnesota, Dakotas do Sul e do Norte - ajudando, inclusive, a amenizar a seca nas planícies que prejudicam o desenvolvimento do trigo neste momento. 

Temperaturas esperadas para 28 de abril a 2 de maio
Mapa: NOAA
Temperaturas esperadas para 30 de abril a 6 de maio
Mapa: NOAA

Em um período ainda mais curto, as previsões mostram que neste próximos cinco dias - de 23 a 28 de abril - as chuvas já começam a se mostrar melhores, porém, mais para o centro e leste dos EUA, ainda escassas no oeste, ainda sem muito benefício para as planícies. 

Chuvas esperadas para os próximos 5 dias nos EUA - Mapa: NOAA

Já nos próximos sete dias - de 23 a 30 de abril - os volumes esperados já são mais intensos, como mostra o mapa abaixo, e mais bem distribuídos. 

Chuvas esperadas para os próximos 7 dias nos EUA - Mapa: NOAA
Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA informa vendas de soja, farelo e óleo nesta 2ª feira (18)
USDA traz embarques semanais de soja e milho dentro do esperado pelo mercado
USDA indica exportações de soja e milho dentro do esperado pelo mercado
Soja & Milho: USDA traz cortes significativos nas estimativas de produtividade e produção 24/25 dos EUA
USDA informa novas vendas de soja e milho nesta 6ª feira (8)
USDA deve cortar números das safras de soja e milho dos EUA, apontam expectativas
undefined