USDA traz vendas semanais de soja fraca nos EUA e reforça baixa competitividade do produto americano

Publicado em 29/02/2024 12:02

Logotipo Notícias Agrícolas

Os Estados Unidos marcam mais uma semana de vendas fracas de soja para exportação, segundo os dados trazidos pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nesta quinta-feira (29). Na semana encerrada em 22 de fevereiro, o país vendeu apenas 159,7 mil toneladas, dentro das expectativas de 100 mil a 600 mil toneladas do mercado. Em relação à média das últimas quatro semanas, o volume é 30% menor. A China se mantém como o principal destino da oleaginosa norte-americana. 

Em toda temporada, as vendas dos EUA alcançam 39,023,5 milhões de toneladas, contra mais de 48,7 milhões do ano anterior, neste mesmo período. O USDA estima que as vendas totais do país alcancem 46,81 milhões de toneladas. 

"Como esperado, as vendas semanais foram, novamente, muito baixas para a soja. Circulam pelo mercado rumores de cancelamento de compras de soja americana pela China. A soja dos EUA está pouco competitiva, desacelerando o programa de exportação", afirma o time da Agrinvest Commodities.

MILHO

De milho, as vendas semanais foram de 1,082,3 milhão de toneladas, enquanto o mercado esperava algo entre 600 mil e 1,2 milhão de toneladas. Em relação à semana anterior, são 32% a mais, mas 5% a menos em comparação com a média dos últimos quatro anos. O México foi o maior comprador do cereal norte-americano.

Assim, o país alcança 38,117,9 milhões de toneladas do grão já comprometidas, acima do mesmo período do ano passado, quando o volume era de pouco mais de 29,2 milhões. Para toda a temporada, o USDA estima que sejam exportadas 53,34 milhões de toneladas. 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA traz plantio de soja e milho dos EUA, de novo, acima da média dos últimos anos USDA traz plantio de soja e milho dos EUA, de novo, acima da média dos últimos anos
USDA traz vendas semanais de soja e milho 24/25 dos EUA dentro das expectativas do mercado USDA traz vendas semanais de soja e milho 24/25 dos EUA dentro das expectativas do mercado
USDA informa novas vendas de soja e milho nesta 3ª feira (29)
USDA traz embarques semanais de soja dentro do esperado, mas acumulado em 11% a mais do que no ano passado
USDA traz plantio de soja e milho 2025/26 acima das expectativas do mercado
USDA: Vendas semanais para exportação de soja e milho ficam dentro do esperado, apesar de guerra comercial