Soja & Milho: Vendas semanais para exportação dos EUA vêm fortes, mas dentro do esperado, aponta USDA
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), nesta quinta-feira (14), chegou com números dentro das expectativas do mercado para as vendas semanais de soja, derivados e milho para exportação norte-americanas.
SOJA
Na semana encerrada em 7 de dezembro, os EUA venderam 1,084 milhão de toneladas de soja em grão, contra projeções do mercado de 900 mil a 1,8 milhão de toneladas. A China foi o principal destino da oleaginosa americana. Em todo ano comercial, os EUA já comprometeram 33,370,6 milhões de toneladas, contra pouco mais de 41 milhões do mesmo período da temporada anterior. O USDA estima que as exportações americanas totalizem 47,76 milhões de toneladas.
MILHO
De milho, as vendas semanais foram de 1,418,6 milhões de toneladas, também dentro do intervalo aguardado pelos traders de 800 mil a 1,6 milhão de toneladas. O principal comprador foi o México. Com este volume, o total de vendas no ano comercial chega a 27,166 milhões de toneladas, acima do mesmo período do ano passado, quando o total era de 20 milhões.
DERIVADOS DE SOJA
As vendas semanais de farelo de soja foram de 325,8 mil toneladas, enquanto o mercado esperava algo entre 100 mil e 600 mil toneladas. As Filipinas foram o principal destino. De óleo, as vendas somaram 300 toneladas, também alinhado às expectativas do cancelamento de 5 mil e as vendas de 10 mil toneladas. O Canadá foi o principal comprador.