USDA: Vendas semanais fracas de soja e milho podem sinalizar demanda menor no reporte mensal desta 6ª
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe, nesta quinta-feira (11), os números das vendas semanais de grãos norte-americanas que vieram ainda um tanto enfraquecidas.
SOJA
As vendas semanais de soja da safra velha foram de 62,2 mil toneladas, enquanto o intervalo esperado pelos traders era de 150 mil a 500 mil toneladas. O volume é ainda 79% menor do que o registrado na semana anterior e 68% mais baixo do que a média das últimas quatro semanas. A Indonésia foi o maior comprador. Em toda temporada, as vendas de soja dos EUA chegam a 50,765,7 milhões de toneladas, aquém do mesmo período do ano passado, quando mais de 58 milhões já estavam vendidas pelo país.
"Os EUA precisam vender uma média semanal de 200 mil toneladas por semana nas próximas 20 semanas para chegar à estimativa do USDA para a safra velha de 54,9 milhões de toneladas. Hoje parece difícil. O USDA pode reduzir sua etimativa de exportação no relatório de amanhã (mensal de oferta e demanda)", afirma a análise da Agrinvest Commodities.
Da safra 2023/24, as vendas foram de 50,1 mil toneladas, contra expectativas do mercado de 0 a 200 mil toneladas. O principal destino foi Portugal.
"Para a safra nova, as vendas estão devagar quase parando. O total vendido está em 1,9 milhão de toneladas, contra 11,15 milhões do ano passado. O USDA deve ser pessimista amanhã para a safra nova", complementa a consultoria.
MILHO
O USDA informou ainda as vendas semanais de 257,3 mil toneladas de milho da temporada 2022/23, dentro do esperado que era algo entre o cancelamento de 100 mil toneladas e vendas de 800 mil. O Japão foi o maior comprador do milho americano. Os EUA já comprometeram 38,393,5 milhões de toneladas de milho da safra velha.
"Da mesma forma como a soja, o programa de exportação do milho está muito fraco, o qua aumenta muito a possibilidade de cortes na demanda no relatório de amanhã", acredita a Agrinvest. O volume vendido de milho na última semana não foi só consideravelmente menor na comparação com a semana anterior, como é 11% mais baixo frente à média das últimas quatro semanas.
Os Estados Unidos venderam também 83,1 mil toneladas de milho 2023/24 para o México. O mercado esperava algo entre 0 e 300 mil toneladas.
"Para a safra nova, as vendas estão com 2,6 milhões de toneladas, contra 5 milhões no ano passado na mesma época - o ano passado já havia sido uma temporada fraca. O USDA amanhã terá que ponderar como será essa concorrência com o milho brasileiro ao longo dos próximos 18 meses", conclui a consultoria.
NOVO USDA
O novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA, com as primeiras projeções do departamento para a safra 2023/24, chega nesta sexta-feira, 12 de maio, às 13h (horário de Brasília). O reporte tem sido bastante aguardado pelo mercado, já que "vai ser muito acompanhado como o USDA vê a concorrência entre o Brasil e os EUA ao longo dos próximos 18 meses na soja e no milho", diz Eduardo Vanin, analista da Agrinvest Commodities.