USDA aponta bom avanço do plantio de soja e milho nos EUA, mas dentro das expectativas
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo boletim semanal de acompanhamento de safras com números mostrando o avanço do plantio da safra 2021/22 dentro das expectativas do mercado para soja, milho e trigo de primavera.
A semeadura da soja passou, em uma semana, de 8 para 24% da área, enquanto as projeções variavam de 17 a 34%. Há um ano, o índice era de 21% e a média dos últimos cinco anos, de 11%. O estado mais avançado com o plantio da oleaginosa é o Mississipi, com 54%.
No milho, o índice de área plantada passou de 17% para 46%, enquanto o mercado esperava algo entre 37% e 53%. No ano passado, o total plantado, neste período, era de 48% e a média plurianual, 36%. A Carolina do Norte é o estado mais avançado com os trabalhos de campo, com 79% da área semeada.
Sobre o cereal, o USDA ainda aponta que 8% das lavouras já germinaram, contra 3% da semana anterior, 7% do ano passado e 9% da média dos últimos cinco anos.
O boletim informa ainda a evolução do plantio da safra de trigo de primavera de 28% para 49%, também dentro das expectativas, que eram de 40% para 63%.