USDA: Abaixo das expectativas, plantio da soja concluído nos EUA em 3% da área
O plantio da soja nos EUA foi concluído, até o último domingo (28), em 3% da área, de acordo com números do boletim semanal de acompanhamento de safras reportado nesta segunda-feira pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O índice ficou ligeiramente abaixo da média esperada pelo mercado de 5%. Na semana passada eram 1%, no ano passado 5% e na média plurianual, 6%.
O estado da Louisiana continua sendo o mais adiantado, com 24% da área já semeada, porém, atrasado em relação a 2018, quando eram 38% e frente aos últimos cinco anos, que tem média de 43%. Alguns estados como Indiana e as Dakotas ainda não registram percentuais de plantio.
O reporte informou ainda que o plantio do milho foi concluído em 15% da área, liderado pelo Texas, onde 65% da área já foi semeada com o cereal.
Os trabalhos de campo evoluíram, na semana, 9 pontos percentuais e ficou em linha com as projeções do mercado, que eram de 15% a 17%. En 2018, neste mesmo período, os EUA tinha os mesmos 15% semeados, mas a média das últimas cinco safras é de 27%.