USDA: Colheita da soja nos EUA chega a 26% e supera expectativas do mercado
Nesta segunda-feira (3), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) atualizou suas informações sobre a safra 2016/17 e trouxe o índice da colheita da soja no país acima das expectativas do mercado. Em uma semana, os trabalhos de campo evoluíram de 10% para 26% da área, enquanto os traders apostavam em 23% de área colhida. O número ainda fica bem abaixo dos 36% de 2015, mas ligeiramente aquém da média dos últimos cinco anos de 27%.
A colheita do milho, por outro lado, evoluiu de forma mais tímida e passou de 15% para 24%, ficanddo em linha com as expectativas do mercado. No ano passado, o índice também era de 24%, enquanto a média plurianual para o cereal é de 27%.
O USDA informou ainda que o índice de lavouras de milho em boas ou excelentes condições caiu de 74% para 73%. Já as plantações em situação regular permaneceram em 19%, enquanto as que se encontram em condições ruins ou muito ruins passaram de 7% para 8%. No caso da soja, os números vieram inalterados em relação à semana anterior, com 74% das lavouras em condições boas ou excelentes, 19% em condições regulares e 7% em situação ruim ou muito ruim.