USDA: Plantio da soja segue atrasado nos EUA e alcança 90% da área estimada
Nesta segunda-feira (22), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportou novo boletim semanal de acompanhamento de safras e indicou que o plantio da soja 2015/16 ainda continua atrasado em relação à média dos últimos cinco anos e do registrado no mesmo período do ano anterior.
Até o último domingo (21), o cultivo da oleaginosa chegou a 90% da área estimada para essa temporada. A média dos últimos cinco anos é de 95%, mesmo índice observado em igual período de 2014. Na semana anterior, a semeadura do grão estava completa em 87% da área.
O relatório ainda indicou que cerca de 65% das lavouras de soja estão em boas ou excelentes condições. Em torno de 27% estão em situação regular e 8% estão em condições ruins ou muito ruins. Na semana anterior, os números estavam em 67%, 27% e 6%, respectivamente.
No mesmo período, 84% das plantações da oleaginosa emergiram, contra os 75% indicados na semana anterior. Em 2014, o percentual era de 89% e a média dos últimos cinco anos é de 87%.
Milho
O órgão ainda apresentou os números referentes à produção de milho nos EUA. E, assim como o esperado pelo mercado, o departamento reduziu o percentual de lavouras em boas ou excelentes condições, de 73% para 71%. Cerca de 23% das plantações estão em situação regular e 6% em condições ruins ou muito ruins.
Na semana anterior, o índice de lavouras em situação regular era de 22% e de condições ruins ou muito ruins, de 5%.