USDA deve estimar os menores estoques de soja em 32 anos nos EUA

Publicado em 08/08/2012 10:44 e atualizado em 08/08/2012 16:15
A expectativa do mercado para o relatório mensal de acompanhamento de safra que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga na próxima sexta-feira, 10 de agosto, é bastante grande. Em Chicago, os futuros dos grãos operam com bastante volatilidade desde a última semana. Os Estados Unidos sofrem com a pior seca de sua história e suas lavouras vêm sendo castigadas dia a dia pelo calor intenso e pela falta de chuvas. 

O milho é a cultura que registra maiores danos. A estiagem esteve presente em um momento decisivo para a definição de sua produtividade, onde a presença da água era fundamental para o bom desenvolvimento das plantas. Sendo assim, os danos já são irreversíveis. 

Segundo a consultoria Agroconsult, as perdas na safra 2012/13 de milho dos EUA podem chegar às 100 milhões de toneladas, com uma colheita de 275 milhões de toneladas. Já o analista de mercado Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro, ouvido pelo jornal Diário de Cuiabá, estima que a quebra na produção seja de algo em torno dos 70 milhões de toneladas. 

Em termos de receita, os prejuízos com o grão são calculados em US$ 25 milhões. Caso essas perdas se confirmem, o consumo interno irá registrar um déficit de 7 milhões de toneladas, cenário que poderia fazer com que os norte-americanos tivessem que importar milho  pela primeira vez para abastecer seu mercado doméstico. 

No caso da soja, analistas afirmam que ainda há um potencial de desenvolvimento caso chuvas regulares e volumosas suficientes cheguem ao país. Entretanto, as lavouras da oleaginosa também vêm sofrendo com a estiagem e já registram expressivas perdas. 

De acordo com Mendonça de Barros, a quebra na colheita de soja dos EUA pode chegar a 20 milhões de toneladas em sua estimativa para o boletim do USDA. O prejuízo, portanto, seria de US$ 33 milhões, segundo analistas de mercado.

Complementando o quadro de perdas, analistas ouvidos pela agência de notícias Reuters afirmam que os estoques norte-americanos de soja podem ser os menores em pelo menos 32 anos. A estimativa média é de que os estoques sejam reportados em 3,05 milhões de toneladas (112 milhões de bushels), os menores desde a safra de 1980/81. Em seu último relatório, divulgado em julho, o USDA estimou os estoques finais dos EUA em 3,54 milhões de toneladas (130 milhões de bushels).

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA: Vendas semanais de soja e milho 24/25 dos EUA vêm fortes
USDA traz leve redução na classificação de milho dos EUA, mas mantendo no caso da soja; atenção ao clima no Corn Belt
USDA: Embarques semanais de soja e milho dos EUA ficam dentro das expectativas
USDA: Vendas semanais de milho dos EUA abaixo do esperado; soja tem melhor desempenho na semana
USDA mantém inalterada classificação de lavouras de soja e milho dos EUA em boas/excelentes condições
USDA traz embarques semanais de soja dos EUA fracos e abaixo das expectativas