Condições do trigo de inverno vão piorar na Rússia central e no Volga, diz agência meteorológica
Moscou | Reuters — As condições para as safras de trigo de inverno piorarão nas áreas Central e Volga da Rússia em janeiro, já que o clima mais quente que o normal e o excesso de umidade farão com que os brotos continuem crescendo durante o inverno, informou a agência meteorológica estatal.
As safras de inverno respondem por 90 por cento da produção de trigo na Rússia, o maior exportador mundial do grão. Analistas têm reduzido suas previsões de colheita e exportação de trigo para 2025 após relatos de que mais de 37 por cento das safras de inverno estão em más condições ou não germinaram.
A agência meteorológica disse que a cobertura de neve nas regiões Central e do Volga atingiu 28-30 cm (11-11,8 polegadas), mas que a probabilidade de períodos muito mais frios é baixa, criando um risco de danos potenciais às plantas devido à umidade excessiva.
O crescimento contínuo durante o inverno enfraquece os brotos das culturas de inverno, levando ao consumo desnecessário de açúcar e energia.
A área Central inclui Voronezh, o quinto maior produtor de grãos da Rússia, e Kursk, a sétima maior região produtora de grãos da Rússia. A área do Volga inclui Saratov, a sexta maior região produtora de grãos do país.
A agência acrescentou que as condições para as colheitas de inverno na região sul, que inclui as maiores regiões produtoras de grãos da Rússia, Rostov e Krasnodar, seriam satisfatórias, embora o nível de umidade no solo deva permanecer baixo.
Reportagem de Olga Popova