Rússia confirma corte de 63% na cota de exportação de trigo na temporada 2024/25

Publicado em 20/12/2024 13:18

MOSCOU (Reuters) - A Rússia, o maior exportador de trigo do mundo, afirmou nesta sexta-feira que a cota de exportação de trigo foi reduzida em 63% na segunda metade da temporada de exportação, para 10,6 milhões de toneladas métricas, o que implica que as exportações serão reduzidas drasticamente no próximo ano.

O número oficial está amplamente alinhado com a cota russa de 11 milhões de toneladas divulgada no final do mês passado pela União Econômica Eurasiática (EEU), uma associação comercial da Rússia e de quatro países ex-soviéticos.

O corte faz parte das medidas para melhorar a oferta doméstica e combater a inflação, atualmente em 9,5%. A Rússia estima a safra de trigo deste ano em 83 milhões de toneladas, abaixo dos 92,8 milhões em 2023. A cota da última temporada foi fixada em 29 milhões de toneladas.

"A decisão foi tomada levando-se em conta o equilíbrio projetado entre a produção e o consumo de grãos no mercado doméstico", disse o governo em um comunicado.

Com a nova cota em vigor, a consultoria IKAR prevê que as exportações russas de trigo cheguem a 43,5 milhões de toneladas na atual temporada, ante 55,5 milhões de toneladas na temporada 2023/24.

Os analistas disseram que um pequeno ajuste do número final em comparação com o anunciado pela EEU em novembro foi devido a um ritmo acelerado de exportações.

A Rússia já exportou 29 milhões de toneladas de trigo nesta temporada, de acordo com analistas da Rusagrotrans, a principal transportadora ferroviária de grãos da Rússia.

Os analistas previram o corte da cota devido à alta taxa de exportações nos últimos meses e a uma colheita pior do que a esperada devido ao mau tempo na maioria das regiões russas produtoras de trigo.

A Rússia permite a exportação de grãos sem cotas de julho a fevereiro, a primeira metade da temporada de exportação, e depois implementa cotas entre mais de 200 comerciantes nacionais autorizados a vender grãos internacionalmente de 15 de fevereiro a 30 de junho.

(Por Olga Popova e Gleb Bryanki)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rússia confirma corte de 63% na cota de exportação de trigo na temporada 2024/25
Governador de SP solicita prorrogação de benefícios fiscais ao setor moageiro até 2026
USDA traz vendas semanais de trigo para exportação dentro do esperado pelo mercado
Previsão de exportação de trigo da França em 2024/25 indica menor volume em décadas
Japão importará 4.000 toneladas de trigo para ração por meio de licitação
Previsão de safra de trigo da Rússia de 2025 sofre corte de 3 mi t, diz Sovecon
undefined