Safra de trigo de inverno da Alemanha cai 15% após o mau tempo, diz associação

Publicado em 22/08/2024 12:15 e atualizado em 22/08/2024 13:04

 

HAMBURGO (Reuters) - A safra de trigo de inverno de 2024 da Alemanha cairá cerca de 15% em relação ao ano anterior, para cerca de 18,03 milhões de toneladas métricas, depois que as plantações sofreram com o mau tempo, incluindo as chuvas de verão, informou a associação DBV de agricultores alemães na quinta-feira.

A estimativa dá continuidade a uma série de previsões de safras menores na Alemanha este ano, com as cooperativas agrícolas em 16 de agosto também esperando uma colheita reduzida.

A DBV disse que a chuva persistente de verão causou problemas aos agricultores na colheita e que a safra foi "decepcionante em termos de volume e qualidade".

A safra da vizinha França também sofreu sérios danos ao tamanho e à qualidade devido às chuvas de verão após o início da colheita.

A Alemanha é o segundo maior produtor de trigo da União Europeia, atrás apenas da França, e, em muitos anos, o maior produtor de canola da UE, a principal oleaginosa da Europa para a produção de óleo comestível e biodiesel.

O presidente da DBV, Joachim Rukwied, disse que as plantações sofreram com o clima extremamente chuvoso na Alemanha durante o outono e a semeadura de inverno, e que as geadas do final do inverno também danificaram algumas plantas. A chuva de verão e a insuficiência de luz solar para o amadurecimento também atrasaram repetidamente o trabalho de colheita.

A safra de canola de inverno cairá 6% em relação ao ano anterior, para cerca de 3,68 milhões de toneladas métricas, informou a associação.

A safra de cevada de inverno da Alemanha, geralmente usada para ração animal, cairá 7%, para 8,94 milhões de toneladas, acrescentou.

A safra de cevada de primavera, geralmente usada para a produção de cerveja e malte, teve melhor desempenho e aumentará 43%, para 2,02 milhões de toneladas. O salto ocorreu devido ao aumento do plantio, já que os agricultores voltaram a semear na primavera após a interrupção no outono do plantio de grãos de inverno.

A safra de milho em grão sofrerá uma queda moderada de 2%, para 4,41 milhões de toneladas, com parte do milho se beneficiando das chuvas de verão, informou a associação.

(Reportagem de Michael Hogan)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trigo gaúcho tem desenvolvimento adequado, diz Emater; Geada piora safra paranaense
Safra de trigo de inverno da Alemanha cai 15% após o mau tempo, diz associação
Trigo sofre com ondas de frio e calor e a umidade do solo cai na maior parte da área de produção, diz EarthDaily Agro
Tunísia compra 75.000 T de trigo soft em licitação, afirmam comerciantes
Moinhos de trigo indianos pedem liberação de estoques diante de altas nos preços
Importações de trigo pela China devem diminuir após alta na produção, dizem traders