Egito ainda busca garantir 3,8 mi t de trigo importado até o final do ano, diz ministro

Publicado em 19/08/2024 11:47 e atualizado em 19/08/2024 14:08

CAIRO (Reuters) - O Egito continua confiante em garantir sua meta de cerca de 3,8 milhões de toneladas métricas de trigo importado até o final de 2024, por meio de uma combinação de licitações, compras diretas e acordos entre governos, disse um ministro na segunda-feira.

O comprador estatal de grãos do Egito, a Autoridade Geral para o Abastecimento de Commodities (GASC), lançou a licitação - que os comerciantes disseram ser a maior já realizada pelo maior importador de trigo do mundo -- em 6 de agosto.

"Ainda temos luz verde para entrar em negociações diretas para obter o melhor preço", disse o ministro do Abastecimento, Sherif Farouk, a repórteres na segunda-feira, acrescentando que o Egito deveria receber certas "vantagens" em suas importações de trigo, seja por meio de condições de pagamento favoráveis ou preços preferenciais, devido à importância de sua compra de trigo.

O Egito anunciou em 12 de agosto que comprou apenas 280.000 toneladas de trigo em uma licitação internacional, ficando significativamente aquém de sua meta.

Os comerciantes atribuíram o déficit aos preços mais altos. Desde então, a GASC tem se envolvido em discussões informais com os fornecedores, disseram os traders.

Os traders estimam que a GASC está pretendendo comprar até 1,8 milhão de toneladas de trigo de vários países, incluindo a Rússia, a um preço FOB de cerca de 248 dólares por tonelada, com pagamento feito por meio de cartas de crédito de 270 dias.

"Estamos confiantes de que podemos comprar (trigo) a preços com desconto de nossas duas principais fontes, graças ao equilíbrio das relações externas", disse Farouk.

(Reportagem de Mohamed Ezz)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moinhos de farinha enfrentam problemas de abastecimento com produtores de trigo controlando estoques
Trigo atinge máxima de uma semana com tensões no Mar Negro; soja cai com safra do Brasil
Trigo/Cepea: Cotações se estabilizam no BR
Produção de trigo em SC: estimativa de aumento de 40,8% na safra 2024/2025
Preços do trigo da UE caem por concorrência do Mar Negro
Preço do trigo atinge máxima histórica na Índia com forte demanda e oferta limitada
undefined