Trigo de inverno dos EUA tem avaliação mais baixa já registrada no início de abril
Por Mark Weinraub
CHICAGO (Reuters) - As classificações de bom a excelente para o trigo de inverno dos EUA se deterioraram, atingindo o nível mais baixo já registrado para esta época do ano, uma vez que os solos secos continuaram a estressar a safra nas Planícies dos EUA, disse o governo nesta segunda-feira.
O relatório semanal do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) também disse que os agricultores fizeram pouco progresso no plantio de milho e trigo de primavera, com temperaturas baixas e cobertura de neve em partes importantes do Meio-Oeste, limitando a janela para o trabalho de campo.
O trigo de inverno foi classificado em 27% de bom a excelente em 9 de abril, uma queda de 1 ponto percentual em relação à semana anterior, de acordo com o relatório semanal de progresso e condições da safra do USDA.
Isso correspondeu aos 27% relatados em 1996 como o menor patamar para esta época do ano.
Há um ano, a safra de trigo de inverno era avaliada em 32% como boa a excelente.
Os analistas esperavam que o relatório mostrasse classificações de bom a excelente em 28%, de acordo com a média de 10 estimativas apuradas em uma pesquisa da Reuters.
O plantio de milho foi concluído em 3% da área, apenas 1 ponto percentual a mais que na semana anterior, e abaixo das expectativas do mercado de 5%. A média de cinco anos é de 2%.
As plantações de trigo de primavera também ficaram abaixo das expectativas, em 1%. A média das previsões dos analistas foi de 2% e a média de cinco anos é de 4%.
(Reportagem de Mark Weinraub)