Strategie Grains corta safra de trigo da UE; reduz exportação
PARIS (Reuters) - A consultoria Strategie Grains cortou nesta quinta-feira suas previsões para a produção e exportação de trigo soft da União Europeia para a atual e a próxima temporada.
A empresa francesa agora espera uma produção de trigo da UE de 129,5 milhões de toneladas na temporada 2023/24, abaixo da previsão de 129,7 milhões em fevereiro.
Isso seria 3,5% maior que a produção de 2022/23, que foi revisada para 125,1 milhões de toneladas.
"Embora o retorno das chuvas na Europa Ocidental aponte para melhores condições para o desenvolvimento contínuo das safras, os níveis de chuva não são suficientes para eliminar totalmente o risco de seca no longo prazo, principalmente na França e na Espanha", afirmou a consultoria em relatório mensal.
Com relação às exportações de trigo, a Strategie Grains cortou sua perspectiva para a atual temporada em 100.000 toneladas, para 30,0 milhões, devido a fluxos menores do que o esperado da Bulgária e da Romênia.
"Não se espera que as exportações europeias de trigo para terceiros países aumentem significativamente, apesar da disponibilidade em larga escala, porque a concorrência com outros exportadores mundiais será acirrada", afirmou.
No entanto, esta estimativa pode ser revista para cima para levar em conta as necessidades de importação dos países do Norte de África.
Para a cevada, a Strategie Grains reduziu sua previsão para a próxima safra da UE para 52,1 milhões, de 52,3 milhões de toneladas no mês passado, 1,8% acima da produção de 2022/23.
A consultoria deixou sua perspectiva de produção de milho 2023/24 inalterada em 63,4 milhões, um aumento de 24% em relação à safra atingida pela seca do ano passado.
(Reportagem de Sybille de La Hamaide)