Trigo irrigado cresce no Cerrado Brasileiro

Publicado em 04/10/2022 11:08
Mesmo com um clima seco, avança a produção do cereal com uso de sistema de irrigação inteligente

Há cerca de 15 anos, a Fazenda Primavera do Grupo Agromen Sementes Agrícolas investiu em um sistema de irrigação inteligente. Localizada no município de Ipameri, no sudeste do Estado de Goiás, a propriedade possui uma área total de 6.600 hectares. 

A irrigação é feita por meio de um sistema formado unicamente por pivôs centrais da Valley. Recentemente, a fazenda adquiriu mais 4 pivôs com capacidade de cobertura de até 121 hectares cada. No total, são 17 equipamentos trabalhando para garantir uma produção constante.

O Gerente de Produção Carlos Alberto explica que o investimento foi realizado para otimizar as áreas de plantio, racionalizar o processo operacional, diminuir riscos de perdas e aumentar a produção sem afetar a qualidade. “Os resultados são excelentes: melhoria na produtividade, produção na entressafra e otimização das áreas de cultivo.”

Na Fazenda Primavera são cultivados alternadamente trigo, soja, milho, sorgo e feijão. A primeira safra na maioria das vezes é de soja, sendo semeada entre os meses de setembro e outubro e colhida entre janeiro e fevereiro do ano seguinte.

Logo em seguida, a terra é preparada para receber as sementes da 2º safra em março, momento em que é feita a semeadura do trigo, milho, sorgo ou feijão. Dessa forma, é possível fazer a mudança de plantio e preservar a saúde do solo da área de cultivo. “A gente não consegue plantar trigo na 1ª safra porque o clima não é favorável”, explica Carlos Alberto.

No caso do trigo em específico, essa cultura demanda atenção com o cumprimento de alguns requisitos como: um bom preparo do solo, semeadura no período adequado, umidade do ar em torno de 70%, aplicação de água na quantidade certa já que o excesso pode prejudicar o desenvolvimento da planta e ainda, que a área de plantio possua uma altitude acima de pelo menos 500 metros.

Carlos Alberto ressalta ainda que o sucesso na produtividade também está ligado a uma produção consciente e um programa de rotação de culturas com escalonamento e semeaduras adequados.

Mesmo a Fazenda Primavera estando no Cerrado, bioma que possui naturalmente um clima mais seco e de temperaturas um pouco mais elevadas, a irrigação é peça chave para a produção deste cereal por manter a umidade na plantação em níveis ideais. Um outro fator de grande valia é a altitude de Ipameri: 800 metros.

O município, segundo dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), teve em 2020, uma produção de trigo estimada entre 270 e 1.200 toneladas. O Estado de Goiás produziu no mesmo ano 110.884 toneladas. Desse total, a produção média por hectare foi de 4.265 Kg. Os estados vizinhos, Minas Gerais e São Paulo registraram 296.770 e 432.674 toneladas produzidas.

Esses números mostram o avanço do cultivo de trigo aliado ao uso da irrigação no Cerrado, área que não era tão visada como a região Sul do Brasil devido às condições climáticas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Condições climáticas variáveis dificultam plantio do trigo no RS
Hedge de trigo permite lucratividade mesmo em períodos de incerteza
Chuva alivia lavouras de trigo no Sul e Centro-Sul do Brasil, aponta EarthDaily Agro
Pesquisa indica momento e quantidade de água ideais para irrigação do trigo no Cerrado
Trigo/Cepea: Perspectivas entre agentes diferem, e preços variam
CNA participa de reunião da Câmara Setorial de Culturas de Inverno