Nespresso obtém certificação como empresa B™

Publicado em 28/04/2022 10:58
Nespresso junta-se a uma comunidade global de negócios com propósitos que atendem aos mais altos padrões de sustentabilidade e responsabilidade social

A Nespresso, pioneira e referência em café em porções de alta qualidade, anunciou hoje sua certificação global como uma Empresa B. A marca, com sede na Suíça, se une a um movimento internacional de 4.500 empresas com propósitos que atendem aos altos padrões de responsabilidade social e ambiental e transparência da Certificação como Empresa B -- incluindo Natura, Dengo, Cia Hering, Patagonia, Ben & Jerry's e The Body Shop.

O anúncio é um marco do impacto positivo que a Nespresso causou na indústria do café desde que a marca foi fundada em 1986. Os principais elementos de contribuição incluem sua abordagem exclusiva ao fornecimento de café -- por meio do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, desenvolvido em parceria com a Rainforest Alliance --, sua aliança estratégica com a Fairtrade e o programa global de reciclagem da marca para suas cápsulas de alumínio. No Brasil, as 1200 fazendas que fornecem café para a Nespresso fazem parte do Programa AAA, e 100% dos consumidores têm acesso a uma solução de reciclagem de cápsulas.

“A Certificação como Empresa B reflete um compromisso de 30 anos da Nespresso com a sustentabilidade, a transparência e os negócios responsáveis. Estamos imensamente orgulhosos de nos juntarmos a uma comunidade de mentes semelhantes que compartilham nossa crença de que lucro e propósito andam de mãos dadas. Esta certificação traz valor agregado para nossos clientes e afirma aos fãs da Nespresso que sua marca de café favorita está fazendo negócios da maneira certa.” disse Guillaume Le Cunff, CEO da Nespresso “Um outro ponto importante é que a Certificação como Empresa B nos inspira a fazer mais. Isso fortalece nosso compromisso com a visão de que cada xícara de café Nespresso tem um impacto positivo no mundo.”

“O processo para se tornar uma Empresa B Certificada é uma avaliação independente e rigorosa do impacto de uma empresa nas pessoas e no planeta, analisando tudo, desde sua pegada de carbono até a maneira como trata os colaboradores. Alcançar a Certificação como Empresa B é um marco importante para a Nespresso. Quero parabenizá-los e desejar-lhes boa sorte enquanto continuam em sua jornada de sustentabilidade. ”, complementa Jonathan Normand, fundador do B Lab Suíça.

"A comunidade de Empresas B é composta por negócios pequenos, médios e grandes. Todos são essenciais para o Movimento e ajudam no caminho para a construção de um futuro possível e mais justo. Mas sempre que uma marca do tamanho da Nespresso chega, isso nos ajuda a alavancar nossas ideias, educar o público e mostrar que um novo modelo econômico, não baseado exclusivamente no lucro, é possível", explica Felipe Brescancini, Diretor de Certificações e Programas do Sistema B Brasil.

A Nespresso adicionará o logotipo da Empresa B aos produtos e comunicações para ajudar a divulgar o movimento, engajar os consumidores e ajudá-los a fazer escolhas mais sustentáveis em suas decisões de compra.

FATOS PRINCIPAIS: CERTIFICAÇÃO EMPRESA B

A Nespresso obteve 84,3 pontos de 200 na Avaliação de Impacto B. Um mínimo de 80 pontos é necessário para alcançar o status de Empresa B. Até o momento, 4.500 empresas obtiveram a Certificação como Empresa B no mundo. Essas empresas abrangem mais de 150 indústrias e mais de 70 países.

Para se certificar como uma Empresa B, as empresas devem atender a altos padrões em cinco áreas de impacto: Governança, Colaboradores, Comunidade, Meio Ambiente e Clientes. As pontuações da Nespresso são publicadas de forma transparente no site oficial e no site da Nespresso.
As Empresas B são legalmente obrigadas a considerar o impacto de suas decisões em todos os stakeholders. Para atender a esse requisito, a Nespresso realizou alterações no Contrato Social da empresa.

A Certificação como Empresa B abrange os negócios globais da Nespresso, ou seja, todas as operações da Nespresso em que ela é uma entidade legal ou uma divisão da Nestlé, abrangendo 38 mercados.

A cada três anos, o processo é repetido, e as Empresas B são obrigadas a demonstrar melhorias em suas ações e aumentar suas pontuações para manter a certificação. Esse processo significa que continuamos engajados em um alto nível de impacto com nossos stakeholders, garantindo que continuemos a impulsionar nossa crença de que o café pode ser uma força para o bem.

SUSTENTABILIDADE NO BRASIL

“A conquista dessa certificação é a consequência de um trabalho árduo e incansável feito ao longo de anos, cumprindo altos padrões de desempenho nos campos sociais e ambientais, principalmente no Brasil, que é o maior fornecedor de café para a Nespresso. Não é uma jornada rápida e muito menos fácil, é preciso seguir todos os dias com um compromisso que é inegociável: o de trabalhar por um mundo cada vez mais sustentável já para hoje, e não apenas para o amanhã” conta Ignacio Marini, BEO da Nespresso no Brasil. “Esperamos que nossa ambição incentive outras pessoas e organizações a se juntarem ao movimento de Empresas B”, completa o executivo.

A Nespresso iniciou seu programa de reciclagem no Brasil em 2011 e investe mais de R$ 5 milhões por ano em ações relacionadas. As cápsulas usadas são encaminhadas ao Centro de Reciclagem da marca, que fica em Osasco, região metropolitana de São Paulo, para separação mecânica da borra de café e do alumínio sem a utilização de água.

BORRA DE CAFÉ: é destinada ao projeto Nespresso Hortas, que oferece o resíduo orgânico como alternativa de adubo para cultivo de alimentos orgânicos de forma regenerativa e consultoria técnica
especializada para agricultores em Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo.

ALUMÍNIO: é destinado à indústria siderúrgica, volta para o seu ciclo de vida em formas variadas, como, canetas, material elétrico e até peças de esquadria. O alumínio reciclado requer 95% menos energia para produzir do que o alumínio virgem, além de colaborar com uma redução significativa na pegada de carbono. 

Todas as cápsulas de café Nespresso são feitas de alumínio, que protege cuidadosamente o frescor, a qualidade e o sabor dos cafés por mais tempo, além de ser infinitamente reciclável. A expectativa é que, até o final de 2022, todas as cápsulas da linha Original serão feitas com 80% de alumínio reciclado e da linha Vertuo, 85%.

Hoje 100% dos consumidores tem acesso a uma solução de reciclagem, sem custo e em qualquer lugar do Brasil. A marca conta com mais de 250 pontos de coleta de cápsulas espalhados pelo Brasil e a solução de logística reversa Entrega Verde em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Quem não está próximo dos pontos de coleta, ainda pode enviar as cápsulas gratuitamente pelos Correios, solicitando uma “Autorização de Postagem” no site.

Todas as xícaras de café Nespresso serão neutras em carbono até o fim de 2022. A marca vai atingir neutralidade em emissões de carbono por meio de iniciativas como redução da emissão de carbono com uso sustentável de energia na cadeia de valor e aumento da circularidade dos produtos e embalagens, insetting, com plantio de árvores nas fazendas das quais a Nespresso adquire café e arredores e offsetting, com suporte e investimento em projetos de compensação de carbono de alta qualidade.

Hoje, 100% das fazendas fornecedoras para Nespresso no Brasil fazem parte do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, desenvolvido em 2003 em parceria com a Rainforest Alliance, para fornecer aos produtores conhecimentos e técnicas que os apoiem na produção de um café de alta qualidade, utilizando práticas sustentáveis e também contribuindo para sua qualidade de vida. Atualmente, mais de 110 mil fazendas parceiras em 17 países participam e são auxiliados por mais de 450 agrônomos, que os ajudam a cultivar o café de forma ambiental, social e economicamente sustentável.

Com o objetivo de restaurar 277 hectares da floresta de Mata Atlântica, a Nespresso se uniu com a Fundação SOS Mata Atlântica em uma parceria que pretende revitalizar a região da bacia do Rio Pardo, em São Paulo. A Nespresso já investiu US$ 170 mil na iniciativa, que resultou no plantio de 70 mil árvores de mais de 60 espécies nativas, em 30 hectares. A ação criará corredores ecológicos, recuperando a mata na margem de rios e nascentes. Fazendas de café com espécies nativas também farão parte da restauração. A previsão é chegar a quase 700 mil árvores plantadas, além do cuidado, restauração e proteção de 154 nascentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação

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