França deve reduzir plantio de trigo e beterraba sacarina na safra de 2022

Publicado em 12/04/2022 09:18

PARIS (Reuters) – Agricultores na França, o maior produtor agrícola da União Europeia, devem reduzir a semeadura de trigo e beterraba sacarina para a colheita deste ano, mas expandir a área de cevada e colza, disse o Ministério da Agricultura do país nesta terça-feira.

Para o trigo mole, o cereal mais cultivado na França, o ministério estimou a área de 2022, incluindo uma quantidade muito pequena da safra de primavera, em 4,79 milhões de hectares, queda de 3,9% em 2021 e 0,7% abaixo da média dos últimos cinco anos.

Entre as estimativas iniciais para o plantio da primavera, o ministério projetou que a área de beterraba cairia 1,5% em relação ao ano passado, para 396.000 hectares, 11,6% abaixo da média de cinco anos.

Para a cevada de primavera, a área deve crescer 4,1% em relação ao ano passado, para 553.000 hectares.

Para a colza, o ministério estimou a área de 2022, incluindo uma quantidade marginal da safra de primavera, em 1,16 milhão de hectares, aumento de 18,4% em relação a 2021, mas ainda 6,7% abaixo da média de cinco anos.

As safras francesas geralmente se beneficiam do clima moderado desde o outono, com trigo e cevada registrando altas classificações nos relatórios semanais de progresso da safra da France AgriMer.

No entanto, o ministério disse que suas estimativas de área foram baseadas em dados de 1º de abril, pouco antes de uma onda de frio.

Recordes de baixas temperaturas danificaram vinhas e árvores frutíferas, com culturas agrícolas recentemente semeadas –como beterraba sacarina– vistas como vulneráveis ​​a algum impacto.

Para milho e sementes de girassol, o ministério deve fornecer as primeiras estimativas de área no próximo mês.

(Por Gus Trompiz e Sybille de La Hamaide)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Restrições tácitas à exportação de grãos pela Rússia causam confusão no mercado
Preços de exportação de trigo russo param de subir com melhora do clima
A qualidade do trigo de inverno dos EUA está entre as piores de todos os tempos, deixando analistas perplexos
Egito espera atraso no embarque de trigo russo em novembro, diz ministro do abastecimento
Trigo/Cepea: Clima prejudica lavouras no Sul; preços sobem com força em SP
Trigo cai em Chicago com previsão de tempo chuvoso nas planícies dos EUA