StoneX vê aumento de 20,6% no plantio de trigo no Brasil e safra acima de 10 mi t

Publicado em 07/04/2022 15:40

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de trigo do Brasil em 2022 deverá registrar um crescimento na área plantada de 20,6% ante o ciclo anterior, para 3,4 milhões de hectares, com impulso de preços mais altos em meio à guerra na Ucrânia que devem estimular investimentos na cultura, disse a consultoria StoneX nesta quinta-feira.

A produção nacional segue em linha com este crescimento, com potencial para superar 10 milhões de toneladas recorde nacional, disse a consultoria.

Essa estimativa dependeria também das condições climáticas, uma vez que o plantio neste ano está em fase inicial no país.

“É importante destacar que diante de uma taxa cambial favorável e preços competitivos, o Brasil tem se tornado potencial exportador de trigo, algo novo para o país”, ressaltou o consultor em gerenciamento de riscos da StoneX, Jonathan Pinheiro, em nota.

Segundo ele, os compradores internacionais têm visto o trigo brasileiro como alternativa às suas aquisições.

“Frente a esta conjuntura, o país poderá apresentar níveis de exportação ainda superiores aos já vistos na temporada de 2021/22.”

Os principais destaques para o incremento de área são os dois maiores Estados produtores do país, o Paraná e Rio Grande do Sul.

Para a temporada com plantio em fase inicial, cada Estado apresenta área estimada aproximada de 1,5 milhão de hectares plantados, incremento individual superior a 20% em relação à temporada anterior.

A produção gaúcha poderá ficar por volta de 4,58 milhões de toneladas, enquanto no Paraná a produção atingiria 4,3 milhões de toneladas, ainda segundo levantamento da StoneX.

A soma da produção destes Estados representa quase 90% da produção nacional.

“A estimativa de produção recorde deve trazer menor dependência do trigo internacional, mantendo nossas importações para essa temporada em 6,5 milhões de toneladas”, comentou o consultor em gerenciamento de riscos do grupo, Fabio Lima.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Restrições tácitas à exportação de grãos pela Rússia causam confusão no mercado
Preços de exportação de trigo russo param de subir com melhora do clima
A qualidade do trigo de inverno dos EUA está entre as piores de todos os tempos, deixando analistas perplexos
Egito espera atraso no embarque de trigo russo em novembro, diz ministro do abastecimento
Trigo/Cepea: Clima prejudica lavouras no Sul; preços sobem com força em SP
Trigo cai em Chicago com previsão de tempo chuvoso nas planícies dos EUA