Egito aumenta importação de trigo da Rússia em março, apesar da guerra
Por Sarah El Safty
CAIRO (Reuters) - O Egito, geralmente o maior comprador de trigo do mundo, viu um aumento nas importações do grão da Rússia em março, apesar das dificuldades de fornecimento e pagamento após a invasão da Ucrânia, que também levou os comerciantes a buscar remessas de outros fornecedores.
O Egito recebeu 479.195 toneladas de trigo da Rússia em março, 24% acima do mesmo mês do ano passado, segundo dados de frete vistos pela Reuters. As importações de trigo ucraniano ficaram em 124.500 toneladas, uma queda de 42% em relação ao ano anterior.
"Os portos russos permaneceram abertos", disse Mohammed El Gammal, consultor de grãos no Cairo para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e da Associação do Trigo dos EUA.
"O transporte desacelerou um pouco no final de fevereiro e aumentou em março, seja para novos contratos ou antigos assinados antes da invasão."
O Egito depende muito do trigo do Mar Negro devido à sua qualidade, custo e proximidade, disseram traders. Em 2021, o Egito importou cerca de 80% do trigo da Rússia e da Ucrânia.
(Reportagem de Sarah El Safty)