Reunião do trigo e triticale 2021 recebe trabalhos de pesquisa

Publicado em 17/06/2021 10:02
Principal evento científico da área no Brasil será on-line e gratuito. Trabalhos devem ser enviados até o dia 25 de junho. Fórum Nacional do Trigo 2021 terá como temática o consumo do trigo.

Estão abertas as inscrições para a 14ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT). Neste ano, o evento será gratuito e on-line entre os dias 27 e 29 de julho e reunirá pesquisadores de trigo e triticale de todo o país nas áreas de Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais; Fitopatologia; Entomologia; Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes; Solos e Nutrição Vegetal e Transferência de Tecnologia e Socioeconomia. A promoção do evento é conjunta, entre a Fundação ABC e a Biotrigo Genética, com apoio da Embrapa Trigo.

Realizado tradicionalmente todos os anos, a Reunião é o principal evento científico de trigo e triticale no Brasil. O presidente da 14ª edição da Reunião e gerente técnico de pesquisa da Fundação ABC, Luís Henrique Penckowski, comenta que a expectativa para o evento é alta já que o trigo vive um bom momento e pela importância de atualizar o conhecimento científico desenvolvido para as culturas já que em 2020 a Reunião foi cancelada em razão da pandemia. “Os desafios são constantes e temos na Reunião uma oportunidade única de reunir os stakeholders que estão envolvidos com a pesquisa, avaliar os avanços e promover a transferência de tecnologia para toda cadeia produtiva”. O espaço também permite a promoção de debates e o direcionamento das prioridades da pesquisa. “Eu costumo dizer que o principal insumo na agricultura é conhecimento e acho que o que a Reunião de Trigo tem de mais importante é poder integrar esses níveis diferentes de conhecimento e transferir para produzir riqueza e principalmente oportunidade para os nossos produtores”, comenta o presidente. Também são avaliados os resultados das últimas duas safras e indicadas novas tecnologias para cultivo nos próximos anos.

André Cunha Rosa, que presidiu a 13ª RCBPTT e é diretor da Biotrigo, ressalta que é graças ao conhecimento científico e realização das reuniões que a produtividade, qualidade e segurança das culturas do trigo e triticale tiveram avanços significativos nas últimas décadas. “O desenvolvimento das novas tecnologias e a atualização das orientações de manejo são responsáveis pelo progresso nas propriedades. O agricultor colhe mais, vende melhor e tem mais segurança no seu negócio. Outro importante legado é o avanço na qualidade nas diversas regiões do país. “Hoje em todo o Brasil se produz trigo com uma qualidade vista pela indústria como muito boa para panificação, mas também se evoluiu com o desenvolvimento de trigos para nichos específicos, como massa, biscoito e outros, além de novas tecnologias que modificam o manejo como herbicidas, fungicidas e outros”, explica André.

Apresentação de trabalhos

Durante a Reunião são apresentados dezenas de trabalhos científicos. André comenta que são pesquisas desenvolvidas pelas universidades, órgãos públicos e por instituições privadas. “Muitos trabalhos promovem efetivamente uma modificação nas indicações técnicas, mas tem outros trabalhos, que embora não gerem mudanças imediatas, melhoram o nível de conhecimento nas culturas e estimulam o avanço dessas pesquisas a curto e médio prazo”, explica André. Os trabalhos que propõe modificações nas indicações são avaliados pelos especialistas e as modificações aprovadas são incorporadas na publicação do livro Informações Técnicas para Trigo e Triticale – Safra 2022, que contém as indicações de medidas de manejo bem como novas cultivares e produtos, bem como toda tecnologia que já é de conhecimento geral do triticultor tradicional, mas muito importante para novos entrantes. O livro é distribuído gratuitamente para toda a cadeia e disponibilizado também em PDF no site da Reunião.

Para submeter um trabalho é preciso se inscrever para o evento e enviar resumo expandido até o dia 25 de junho. Serão aceitos resumos referentes às culturas do trigo e do triticale, cujo conteúdo esteja relacionado, direta ou indiretamente, com o tema "Informações Técnicas para as Culturas do Trigo e do Triticale". As apresentações de trabalhos selecionados acontecem no formato oral pela plataforma de reunião Zoom e todos os resumos serão publicados no site www.reuniaodetrigo.com.br. Mais informações sobre os trabalhos site https://www.reuniaodetrigo.com.br/trabalho/.

Tags:

Fonte: Biotrigo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Restrições tácitas à exportação de grãos pela Rússia causam confusão no mercado
Preços de exportação de trigo russo param de subir com melhora do clima
A qualidade do trigo de inverno dos EUA está entre as piores de todos os tempos, deixando analistas perplexos
Egito espera atraso no embarque de trigo russo em novembro, diz ministro do abastecimento
Trigo/Cepea: Clima prejudica lavouras no Sul; preços sobem com força em SP
Trigo cai em Chicago com previsão de tempo chuvoso nas planícies dos EUA