Cresce produtividade da cultura do trigo, diz Abitrigo

Publicado em 17/07/2019 16:56
Safra de 2019 deve ser 1,1% maior do que a temporada passada

A oferta de trigo para a indústria moageira nacional deverá ser favorável no segundo semestre de 2019 e início do próximo ano, considerando que a produção argentina, principal abastecedor dos moinhos brasileiros, tende à normalidade e a liberação da importação com taxa zero de 750 mil toneladas. "Outra boa notícia é que a produção brasileira em 2019 deverá alcançar 5,488 milhões de toneladas, com crescimento de 1,1% sobre a temporada passada, quando foram colhidas 5,428 milhões de toneladas", salienta o embaixador Rubens Barbosa, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo).

"Esses números da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam melhoria da produtividade da cultura nacional, considerando que a área plantada este ano, de 1,993 milhão de hectares é 2,4% menor em relação à do ano anterior, de 2,042 milhões de hectares", frisa Barbosa. A produtividade projetada é de 2.753 quilos por hectare, 3,6% acima do ano anterior, quando foi de 2.657 quilos por hectare. O Paraná deverá ter safra de 2,747 milhões de toneladas, com queda de 3,1% sobre o ano anterior. No Rio Grande do Sul, a produção deverá subir 3,4%, chegando a 1,936 milhão de toneladas.

"Com a diversificação dos fornecedores, incluindo Argentina, os produtores brasileiros e os de outros países, nossa indústria moageira conta com quantidade e variedades adequadas de trigo para atender o mercado nacional em volume e tipos de farinha", conclui o embaixador.

Fonte: Abitrigo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rússia reduz estimativas de safra de grãos e trigo para 2024, diz IFX
Clima rigoroso reduz produção global de trigo e eleva preços
Iraque deve pagar alto preço por colheita abundante de trigo
Trigo avança pelo terceiro dia
Argélia impede França de participar da licitação de importação de trigo, dizem fontes
Argélia pode comprar 3 mi t de trigo russo na temporada após excluir França