Chuvas na Argentina não modificam safra de verão, mas trazem boas perspectivas para o trigo

Publicado em 03/04/2018 09:29

Há um mês do início do plantio de trigo da safra 2018/19 na Argentina, as chuvas do último final de semana, que deixaram entre 20mm e 50mm em várias regiões do centro-norte de Buenos Aires, La Pampa, Córdoba e Santa Fe serviram para que os solos fossem recuperando umidade. Em alguns casos, os registros estiveram próximos dos 100mm.

A diferença do que ocorreu com as chuvas de dias atrás, que cobriram poucas zonas, as últimas alcançaram uma melhor cobertura. Embora isso não signifique que a seca tenha acabado, melhores perspectivas chegam para a nova safra de trigo. Vale lembrar que entre janeiro e março do ano passado foram registradas, em média, chuvas 150mm abaixo do normal.

"É um primeiro passo para a melhora, pensando no que irá ocorrer durante o plantio de trigo", disse Esteban Copati, chefe de Estimativas Agrícolas da Bolsa de Cereais de Buenos Aires. "As zonas que receberam chuvas devem, agora, recarregar os perfis de umidade para o plantio do final de maio e início de junho", destacou.

Copati acrescentou que, embora essas chuvas tenham ocorrido, elas devem continuar para que o resultado seja efetivo para o plantio.

Segundo a Bolsa de Comércio de Rosario, 44% do Pampa úmido esteve em estado "muito seco" nos últimos quatro meses e meio, situação que representa a pior seca em 50 anos.

Para Copati, logo depois de uma safra com perdas na soja e no milho pela seca, "há intenção" de plantar trigo esse ano, já que os produtores precisam se refinanciar - embora haja incerteza por conta da umidade.

Leonardo de Benedictis, meterologista, apontou que as chuvas "melhoraram muito o panorama", embora não tenham sido gerais e não sirvam para recuperar a safra de verão, que já possui sua produção definida. "O ideal é que a situação se normalize pensando no futuro".

Para a próxima semana, novas chuvas são previstas para as zonas agrícolas.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rússia confirma corte de 63% na cota de exportação de trigo na temporada 2024/25
Governador de SP solicita prorrogação de benefícios fiscais ao setor moageiro até 2026
USDA traz vendas semanais de trigo para exportação dentro do esperado pelo mercado
Previsão de exportação de trigo da França em 2024/25 indica menor volume em décadas
Japão importará 4.000 toneladas de trigo para ração por meio de licitação
Previsão de safra de trigo da Rússia de 2025 sofre corte de 3 mi t, diz Sovecon
undefined