Trigo argentino teve a maior epidemia de ferrugem desde 1930; incidência da doença no milho começa a preocupar

Publicado em 13/12/2017 13:21

No começo de setembro, a Bolsa de Comércio de Rosario (BCR) e o Ministério da Agroindústria da Argentina foram os primeiros a advertir sobre a aparição dos primeiros casos de ferrugem amarela no trigo do país. Depois, a Bolsa de Cereais de Córdoba destacou a presença dessa doença em toda a província e a Bolsa de Entre Ríos declarou o "alerta vermelho" para essa enfermidade. Agora, o fitopatologista Marcelo Carmona, da Fauba, declarou que o cereal sofreu a maior epidemia desde 1930.

O ano de 2017, portanto, deve ser o ano da ferrugem na Argentina, como destaca o Agrovoz. O Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) identificou também os primeiros casos para cultivos de milho de plantio precoce.

"Foram detectadas as primeiras aparições de pústulas de ferrugem, com uma incidência e severidade que exigem um monitoramento dedicado para, no futuro, decidir a forma de controle", destaca o boletim informativo de cultivos do INTA.

O INTA lembra que a ferrugem é uma enfermidade endêmica e que as condições para seu aparecimento são os plantios tardios, a escassez de chuvas, alta umidade relativa do ar e temperaturas frescas.

Estresse

A falta de chuvas é uma das principais características desta safra e o número de áreas de milho em más condições aumentou, segundo a BCR: 15% da superfície está classficada entre regular a ruim.

A cada semana, o estresse hídrico fica mais intenso e incide sobre mais áreas, o que faz com que a preocupação seja maior: o período crítico do cereal se aproxima. Para que os cultivos tenham um bom andamento, são necessárias chuvas consideráveis nos próximos 10 dias.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agrovoz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rússia confirma corte de 63% na cota de exportação de trigo na temporada 2024/25
Governador de SP solicita prorrogação de benefícios fiscais ao setor moageiro até 2026
USDA traz vendas semanais de trigo para exportação dentro do esperado pelo mercado
Previsão de exportação de trigo da França em 2024/25 indica menor volume em décadas
Japão importará 4.000 toneladas de trigo para ração por meio de licitação
Previsão de safra de trigo da Rússia de 2025 sofre corte de 3 mi t, diz Sovecon
undefined