Produção de açúcar vai recuar 1 milhão de toneladas, nota Datagro

Publicado em 16/06/2011 13:56
A consultoria Datagro reviu sua estimativa para a safra 2011/12 e prevê agora uma moagem de 536 milhões de toneladas de cana no Centro-Sul. O número é 3,2% menor do que a previsão de maio e 3,6% menor do que a safra passada, quando foram processados 556 milhões de toneladas da matéria-prima. Esta é a primeira vez, desde a temporada 1999/2000, que uma safra é menor do que a anterior, de acordo com a consultoria Datagro.

Com isso, a produção de açúcar deve cair 1 milhão de toneladas para 33,70 milhões de toneladas. A produção de etanol também recuará, de 24,12 bilhões de litros previstos em maio para 23,24 bilhões de litros. Plínio Nastari, presidente da consultoria, diz que a situação deve resultar em uma maior importação de etanol do que ocorreu no ciclo passado. Serão 770 milhões de litros, ante os 455 milhões de litros da temporada 2010/11.

A revisão se deveu a problemas diversos no canaviais, que vão desde os já conhecidos, como forte estiagem na safra passada e baixos investimentos em tratos culturais, até o surgimento de pragas, com efeitos até então não dimensionados na produção. Novas revisões para baixo podem ocorrer até o fim da safra, o que dependerá do comportamento do clima.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UNICA: Produção de etanol ultrapassa 32 bilhões de litros
Após baixas expressivas, açúcar abre próximo da estabilidade em NY nesta 4ª feira (15)
A francesa Ouvre se torna a mais nova produtora de açúcar a fechar fábrica
Clima favorável melhora expectativa para safra de cana do Brasil e preços do açúcar caem até 3,1% nesta 3ª feira
Ações de produtores de açúcar da Índia saltam com notícia sobre exportações
Baixas nos futuros do açúcar ultrapassam 3% em NY e Londres no início da tarde desta 3ª feira (14)
undefined