Cana-de-Açúcar: Processamento no Nordeste cresce 5,6% nesta safra

Publicado em 02/09/2010 08:41
Apesar de a moagem já ter se iniciado, a safra nordestina de cana começou oficialmente ontem, dia 1º , com uma previsão de moagem de 63,3 milhões de toneladas, segundo dados do Sindicato de Açúcar e Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE).

O número é 3,5 milhões de toneladas acima do registrado na safra passada, a 2009/10, quando o Nordeste processou 59,917 milhões de toneladas . "A entressafra entre abril e agosto não apresentou chuvas adequadas. No entanto, o potencial de moagem acima de 61 milhões de toneladas está assegurado", disse Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar-PE.

A produção de açúcar deve ser de 4,4 milhões de toneladas, das quais 60% devem ser destinados ao mercado externo. Na safra passada, a região produziu 4,308 milhões de toneladas da commodity. A produção de álcool desta temporada deve atingir 2,32 bilhões de litros, ante 2,005 bilhões de litros da safra passada.

Segundo Cunha, Bahia, Maranhão e Piauí já começaram a moagem em julho e, o Rio Grande do Norte, Paraíba e norte de Pernambuco, iniciaram em agosto. A consultoria Datagro prevê uma moagem de 63 milhões de toneladas para o Nordeste, projeção semelhante ao do Sindaçúcar.

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar encerra 6ªfeira pressionado por avanço do dólar, mas acumula alta de até 5,4% na semana
Preços futuros do açúcar ampliam perdas na tarde desta sexta-feira (30)
Preços do açúcar abrem esta sexta-feira (30) com baixas em Nova York e Londres
OIA prevê déficit global de açúcar de 3,58 mi t em 2024/25
Açúcar chega a máximas de seis semanas após nova alta em NY e Londres
Canoeste: Setor ainda levanta perdas nos canaviais e avalia fundo de apoio de R$ 110 mi do governo de SP