Camex: redução da alíquota de importação do etanol será votada em junho

Publicado em 10/02/2010 08:47
“A redução de 20% para 0% na alíquota de importação do etanol foi retirada da pauta de votações da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e voltará à discussão em junho”, afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, nesta terça-feira (9). Segundo o ministro, o governo chegou à conclusão que não valeria a pena reduzir a tarifa nesse momento, já que é válida por seis meses e o mercado tende a se regular a partir de abril. “Essa medida não teria nenhuma influência agora, pois a safra já começa a ser colhida em março”, acrescentou.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

         Stephanes aponta, ainda, que o Brasil tem matéria-prima suficiente para abastecer o mercado de etanol e que a chuva ajudou a melhorar a qualidade da cana colhida nos últimos meses. “Temos todas as condições para regular os estoques no momento, porém, a partir de julho, pretendemos reduzir a alíquota, na medida em que os Estados Unidos também reduzam a alíquota de importação”, argumentou.


Retaliação - Conforme informações da Camex, até 1º de março será divulgada a lista de bens que farão parte da retaliação aos Estados Unidos, relativas ao painel do algodão votado pela Organização Mundial do Comércio. No final do ano passado, a OMC anunciou a decisão definitiva favorável ao Brasil, autorizando a aplicação de contramedidas sobre as importações oriundas dos Estados Unidos, impondo tarifas compensatórias. Após isso, a Camex constituiu um grupo técnico para análise das mercadorias e itens que estariam presentes na lista de retaliação em bens. (Sophia Gebrim)

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ganhos do açúcar superam 2% em Nova York na tarde desta 5ª feira (02)
Produção de açúcar da Índia cai 15,5% ano a ano com menor produção de cana, diz órgão comercial
Açúcar registra leves altas nesta 5ª feira (02) nas bolsas de Nova York e Londres
Etanol/Perspectiva Cepea: Produtividade da cana da safra 2025/26 deve ser menor
Açúcar/Perspectivas Cepea: Liderança do Brasil no comércio externo deve ser consolidada em 2025
Açúcar perde força ao longo do dia e termina o ano em campo negativo
undefined