Em nota, Orplana expressa preocupação com tarifas recíprocas dos EUA para o etanol brasileiro

Publicado em 14/02/2025 17:57
CEO da organização afirmou que perda de competitividade pode prejudicar exportações do Brasil

A ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) expressa preocupação com a possibilidade de reciprocidade de tarifas em relação ao etanol brasileiro, conforme mencionado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em declaração nesta semana.

"A imposição de novas tarifas pode resultar na perda de competitividade do etanol brasileiro nos Estados Unidos, afetando não apenas o setor sucroenergético, mas também o consumidor norte-americano, que poderá ver o preço do combustível aumentar no país”, explica o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira.

Segundo ele, as indústrias de etanol nos dois países são maduras e as principais do mundo. “Porém, a indústria de etanol brasileiro, além de altamente eficiente, tem um efeito de descarbonização superior, por estar embasada no etanol de cana somado ao estímulo por ações de incentivo, como o Renovabio, o que gera um efeito muito positivo na descarbonização do planeta”, frisa.  

Para o CEO da ORPLANA, a preocupação se dá pela possibilidade de o etanol brasileiro perder sua competitividade e prejudicar as exportações. “As restrições comerciais podem desencorajar avanços no setor de biocombustíveis e gerar impactos ambientais e econômicos negativos. Por isso, defendemos o diálogo entre os governos para evitar prejuízos ao comércio internacional e à transição energética global, garantindo que o mercado funcione de forma justa e benéfica para todos", conclui.

Fonte: Orplana

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar: com reflexos das tarifas entre EUA e China, preços caem mais de 4% nesta semana
Produção de açúcar do centro-sul na 2ª parte de março caiu 8,5%, diz pesquisa
Suspensão de tarifas pelos EUA traz alívio ao mercado e preços do açúcar ficam em campo positivo
Açúcar volta a fechar em alta após suspensão de tarifas dos Estados Unidos
Açúcar: preços caem pela quinta sessão seguida com temor de redução no consumo
Hedgepoint: Tarifas dos EUA tem impacto indireto no mercado de açúcar
undefined