Incêndio suspende carregamento de açúcar no terminal Tiplam no porto de Santos
Por Marcelo Teixeira
(Reuters) - Um incêndio que destruiu uma correia transportadora e sistemas elétricos no terminal Tiplam, no porto de Santos, o maior do Brasil, causou a suspensão do carregamento de açúcar nos píeres 2 e 3, de acordo com uma nota da empresa vista pela Reuters.
O incêndio começou na noite de quinta-feira e foi controlado na manhã desta sexta-feira. Não houve vítimas, mas a destruição da correia transportadora interrompeu os carregamentos nos berços, segundo nota enviada a clientes pela VLI, a empresa que administra o terminal.
Os danos à infraestrutura elétrica do terminal também fizeram com que a empresa suspendesse o descarregamento de trens que chegam ao porto por via férrea com açúcar e outros produtos.
A assessoria de imprensa da VLI disse mais tarde nesta sexta-feira que as equipes técnicas estavam fazendo uma avaliação no local antes de iniciar os reparos e que o objetivo era retomar as operações o mais rápido possível.
De acordo com dados da agência de navegação Williams, o Tiplam deveria carregar 13 navios com 800.000 toneladas de açúcar nas próximas duas semanas. A maioria dos navios navegaria para a China, sendo a trading Wilmar o embarcador mais ativo no terminal.
(Reportagem de Marcelo Teixeira em Nova York; reportagem adicional de Roberto Samora em São Paulo)