Venda de etanol pelas usinas de SP foi a 2ª maior do ano na última semana, diz Cepea

Publicado em 15/04/2024 17:12

SÃO PAULO (Reuters) - O volume de etanol hidratado negociado nas usinas do Estado de São Paulo entre 8 e 12 de abril foi o segundo maior deste ano, ficando atrás somente do registrado na semana encerrada em 19 de janeiro, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), publicados nesta segunda-feira.

Em relação ao mesmo período de 2023, a quantidade comercializada por usinas paulistas mais que triplicou, com suporte da boa paridade de preços nas bombas de combustíveis entre o combustível renovável e a gasolina C.

"A vantagem competitiva na ponta varejista gerou novas necessidades de compras do lado das distribuidoras, que vinham mais tímidas nos fechamentos", disse o Cepea, que faz acompanhamento do mercado.

Do lado da oferta, as ocorrências de chuvas em importantes regiões produtoras de São Paulo prejudicaram o andamento das atividades agrícolas nas unidades produtoras, acrescentou centro de estudos da Esalq/USP.

"Aquelas que ainda tinham estoque para vender com entrega mais rápida conseguiram preços maiores nas negociações", afirmou.

Entre 8 a 12 de abril, o indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado fechou em 2,3701 reais/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), alta de 1,09% frente ao período anterior.

Já para o etanol anidro, o indicador foi de 2,6458 reais/litro (líquido de PIS/Cofins), recuo de 2,16%.

Após vários aumentos no segmento produtor, os repasses também foram observados nos postos, citou o Cepea, apontando dados da Agência Nacional do Petróleo e Biocombustível (ANP).

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do petróleo evita perda mais expressiva e açúcar fecha 6ª feira (22) com variações mistas
Açúcar recupera perdas em NY, sobe quase 1% e fica quase estável no acumulado semanal
Futuros do açúcar seguem pressionados e abrem novamente em queda nesta 6ª feira (22)
Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
undefined