UE está pronta para permitir possíveis tarifas retroativas a veículos elétricos chineses

Publicado em 06/03/2024 08:43

BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia iniciará o registro aduaneiro de importações chinesas de veículos elétricos (EV) na quinta-feira, o que significa que eles poderão ser afetados por tarifas a partir desse ponto se uma investigação comercial da União Europeia concluir posteriormente que estão recebendo subsídios injustos.

A Comissão está realizando uma investigação antissubsídios aos veículos elétricos a bateria chineses para determinar se deve impor tarifas para proteger as montadoras da UE. A investigação deverá ser concluída em novembro, embora a UE possa impor encargos provisórios em julho.

Em um documento publicado na terça-feira, a Comissão disse ter provas suficientes que mostram que os EVs chineses estavam sendo subsidiados e que as importações subiram 14% em termos anuais desde que a investigação foi formalmente lançada em outubro.

O documento afirmou que os fabricantes da UE poderiam sofrer danos, que seriam difíceis de reparar, se as importações chinesas continuassem a este ritmo acelerado antes da conclusão da investigação.

A Câmara de Comércio da China para a UE disse que estava decepcionada com a mudança e que o aumento das importações refletia a maior  procura europeia por veículos elétricos.

(Por Philip Blenkinsop, com reportagem adicional de Charlotte Van Campenhout)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar acumula perdas de até 2,52% em semana marcada por baixas do petróleo
Stonex projeta cenário com redução de 470 mil toneladas na produção de açúcar por conta de incêndios em São Paulo
Unica diz que incêndios em canaviais de SP atingiram mais de 230 mil hectares
Preços do açúcar passam a registrar baixas nas bolsas de Londres e Nova York
Açúcar abre em com leves altas em Londres e Nova York nesta 6ªfeira (06)
Índia estenderá proibição de exportação de açúcar, dizem fontes