Baterias de veículos elétricos terão que ser 50% mais leves no futuro, diz executivo da Stellantis
MILÃO (Reuters) - A montadora Stellantis quer desenvolver baterias mais leves para veículos elétricos, reduzindo o peso pela metade a fim de melhorar a sustentabilidade, disse o chefe de tecnologia do grupo nesta sexta-feira.
Ned Curic disse que as atuais baterias de veículos elétricos (EV) são "muito pesadas", tornando os veículos "incompatíveis" com os propósitos de sustentabilidade.
"Portanto, o que tenho em mente, e é uma meta muito difícil para minha equipe até 2030, é mudar o peso da bateria para uma bateria pelo menos 50% mais leve", disse Curic durante a inauguração de um centro de tecnologia para baterias da Stellantis em Torino, na Itália.
Ele disse, no entanto, que realmente "não tem ideia" de como será a "bateria do futuro".
"Teremos que pensar em materiais completamente novos, em uma nova química, em uma nova maneira de substituir esses materiais pesados por algo muito mais leve", disse ele.
Como parte dos seus esforços de longo prazo para melhorar as baterias, a terceira maior montadora do mundo em vendas, cujas marcas incluem Fiat, Peugeot e Jeep, disse ter investido 40 milhões de euros no seu centro em Turim, que irá concentrar-se em testes internos e no desenvolvimento de baterias EV para os próximos veículos do grupo.
Uma instalação semelhante para a América do Norte está sendo construída em Windsor, no Canadá, acrescentou a empresa.
(Reportagem de Giulio Piovaccari)