Açúcar em Londres próximo da estabilidade, mas com viés de baixa nesta tarde de 2ª
Os contratos futuros do açúcar na Bolsa de Londres ainda operam próximos da estabilidade na Bolsa de Londres nesta tarde de segunda-feira (19), mas com viés de baixa. O mercado do adoçante acompanha as oscilações do financeiro, principalmente.
A Bolsa de Nova York não funciona hoje por conta do feriado Juneteeth, em comemoração à emancipação dos afro-americanos escravizados.
Por volta das 12h (horário de Brasília), o vencimento mais negociado do açúcar branco na Bolsa de Londres tinha desvalorização de 0,04%, cotado a US$ 702,20 a tonelada.
O mercado do açúcar opera próximo da estabilidade desde a manhã desta segunda, mas o viés de alta foi deixado de lado por conta do financeiro negativo. O petróleo tem queda leve nas bolsas externas neste início de semana.
O óleo bruto impacta diretamente nos preços dos combustíveis e, consequentemente, na decisão das usinas pela produção do açúcar ou etanol.
Nesta safra 2023/24 do Centro-Sul do Brasil, a produção de açúcar será maximizada, chegando a 46,9% (2,902 milhões de toneladas) na 2ª quinzena de maio, um recorde nos últimos 17 anos, segundo a trading inglesa Czarnikow.
"As usinas estão maximizando a alocação de cana para produção de açúcar o quanto podem; e isso não é novidade para ninguém acompanhando a paridade de preços entre açúcar e etanol", destacou em relatório a analista Ana Zancaner.
Os preços do adoçante estão cerca de 10 cents/lb mais altos do que os do biocombustível no Brasil, segundo a trading.
Leia mais:
+ Mix de açúcar das usinas do Centro-Sul bate recorde dos últimos 17 anos na 2ª quinzena de maio