Fávaro diz que governo estuda elevar mistura do etanol na gasolina em 2,5 pontos percentuais

Publicado em 18/05/2023 10:12
Ministro afirmou que a decisão ajudaria o mercado do milho, que enfrenta baixos preços, pois elevaria o consumo

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta quarta-feira (17), durante o 1º Congresso da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), realizado em Brasília (DF), que o governo brasileiro estuda em elevar em 2,5 pontos percentuais, a mistura do etanol na gasolina.

Com isso, a mistura que está atualmente em 27,5% iria para 30%.

"Já está no radar do governo brasileiro, do presidente Lula, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a adição obrigatória de 30% do etanol na gasolina, aumentar em 2,5 pontos porcentuais. Há toda uma conjuntura a ser estudada ainda, mas é uma grande possibilidade", disse.

O ministro afirmou que a decisão ajudaria o mercado do milho, que enfrenta baixos preços, pois elevaria o consumo do cereal no mercado brasileiro. Os investimentos em usinas de etanol de milho nos últimos anos dispararam no país, principalmente nos estados da região Centro-Oeste.

"Isso consequentemente aumenta consumo de milho para poder puxar os preços um pouco para cima e garantir viabilidade dos produtores", afirmou. "Caso todas essas medidas não se mostrem suficientes na plenitude, claro que o programa de apoio à garantia de preços mínimos deve ser ‘startado’ pelo governo federal na medida do possível".

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar: Sem referência de Nova York, tipo branco registra apenas ajustes técnicos
Açúcar: Grande entrega em julho não evita alta dos preços; entenda os motivos
Sem Nova York, açúcar tipo branco volta a avançar no terminal de Londres
Novos dados da Índia limitam ganhos e açúcar tem apenas ajustes nesta 4ª feira
Açúcar: Mercado segue monitorando Brasil e Índia, mas se mantém no negativo