Açúcar dispara mais de 2% nesta tarde de 6ª feira com financeiro e oferta no radar
Os contratos futuros do açúcar operavam com alta de mais de 2% nesta tarde de sexta-feira (05) nas bolsas de Nova York e Londres. O mercado do adoçante se preocupa com a oferta e o petróleo avança forte no financeiro.
Por volta das 12h37 (horário de Brasília), o vencimento mais negociado do açúcar bruto na Bolsa de Nova York subia 2,90%, cotado a 26,25 cents/lb. Em Londres, o primeiro contrato saltava 2,48% no dia, a US$ 715,10 a tonelada.
Os temores com a oferta continuam dando suporte aos preços do açúcar nesta reta final de semana, com produção menor do que o esperado em importantes origens, como a Índia, Tailândia, China e União Europeia.
Nem mesmo os dados da consultoria Datagro, que vê potencial de o Centro-Sul do Brasil produzir na nova safra, 2023/24, 38,3 milhões de toneladas de açúcar pressionam. Isso representa um salto de 13,6%.
No financeiro, o petróleo também é um fator de suporte, com salto de mais de 3% nesta tarde. As oscilações do óleo tendem a impactar diretamente nos preços dos combustíveis e, consequentemente, na decisão das usinas sobre o mix.
Além disso, o dólar caía sobre o real, o que tende a desencorajar as exportações e dar suporte aos preços.