Preços do etanol começam a safra 2023/24 cerca de 15% mais baixos em SP

Publicado em 06/04/2023 14:26
Queda do índice Cepea/Esalq foi atribuída ao desempenho das vendas no Brasil, com gasolina mais favorável que o etanol em momentos da temporada

Os preços médios do etanol hidratado começaram a safra 2023/24 (abril-março) cerca de 15% mais baixos, segundo levantamento divulgado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, da Esalq/USP). O fluxo de vendas do biocombustível ante a gasolina durante a temporada influenciou nessas oscilações.

De abril de 2022 a março de 2023, os valores médios do etanol hidratado caíram 15,1%, considerando os índices Cepea/Esalq mensais deflacionados pelo IGP-M de março, em R$ 2,8328 o litro. Já o tipo anidro, aquele que é mistura à gasolina recuou no período 14,7%, a R$ 3,2309 por litro.

"As quedas de preços foram atribuídas ao desempenho das vendas no Brasil, principalmente do etanol hidratado, que se tornou menos competitivo que a gasolina nas bombas. Para o etanol anidro, o desempenho das vendas foi superior, influenciado pelos volumes exportados", de acordo com reporte feito pelo Cepea.

Variação do indicador Cepea do etanol hidratado nos últimos 12 meses - Fonte: Cepea

Os preços do etanol começaram a cair mais fortemente a partir de maio de 2022, com perdas por cinco meses consecutivos. Em setembro de 2022, os valores foram os menores da temporada 2022/23, em termos reais. "Comparando as últimas seis safras em São Paulo, a média de preços em 2022/23 é a quinta menor para o etanol anidro e a quarta menor para o hidratado", destaca.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do açúcar têm recuperação e abrem com ganhos em NY e Londres
Açúcar: março/25 fecha com queda de 0,73% em NY; consultoria destaca tom de baixa nos preços
Agora é Lei: produtores de cana-de-açúcar têm direito ao pagamento de créditos de carbono
É um vitória para o setor produtivo afirma presidente da Unida sobre inclusão dos produtores de cana-de-açúcar no Renovabio
Preços do açúcar seguem em baixa, mas março/25 de NY recupera patamar dos 19 cents/lbp
Açúcar: Mercado inicia 2025 em tom de baixa
undefined