SHELL e SENAI CIMATEC fecham parceria em pesquisa para promover o plantio, colheita e processamento de Agave para produção de energia renovável

Publicado em 04/04/2023 14:13
Acordo marca nova fase do programa BRAVE e será implantado no semiárido do Nordeste

No dia 13 de abril, a Shell Brasil e o SENAI CIMATEC lançam, em Conceição do Coité (BA), a nova fase do programa BRAVE (Brazilian Agave Development – Desenvolvimento da Agave no Brasil). Este programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com investimento da Shell visa explorar o potencial da Agave como fonte de biomassa para a produção de etanol, biogás e outros produtos.

A nova etapa do BRAVE prevê duas frentes de atuação: os projetos BRAVE-Mec e BRAVE-Ind. O BRAVE-Mec tem como foco o desenvolvimento de soluções de mecanização para o plantio e colheita da Agave, além de desenvolver um campo experimental de testes, visando promover o cultivo e manejo de diferentes Agave, como, por exemplo, a Agave sisalana, hoje utilizada para produção de sisal, e a Agave tequilana, hoje utilizada para produção de tequila. Em paralelo, o projeto BRAVE-Ind vai desenvolver tecnologias de processamento da Agave para a produzir etanol de primeira geração e segunda geração - aquele obtido através das folhas e bagaço da planta, e outros produtos renováveis. Estes dois projetos somam-se ao Brave-Bio, projeto de pesquisa financiado pela Shell em parceria com a Unicamp, iniciado em novembro de 2022.

Evento também terá lançamento do SENAI CIMATEC Sertão

O Programa Brave é uma das primeiras iniciativas do SENAI CIMATEC Sertão, o novo campus do SENAI CIMATEC, que tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias para impulsionar o avanço social, econômico e ambiental do semiárido nordestino.

Autoridades e executivos previstos:
Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia; Rodolfo Saboia, diretor-geral da ANP; Marcelo Passos de Araújo, prefeito de Conceição do Coité; Flavio Ofugi Rodrigues, vice-presidente de Relações Corporativas da Shell Brasil; Olivier Wambersie, gerente-geral de Tecnologia e Inovação da Shell Brasil; Alexandre Breda, gerente de Tecnologia de Baixo Carbono da Shell Brasil; Ricardo Alban, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp e Leone Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC.

Fonte: Shell Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do açúcar têm recuperação e abrem com ganhos em NY e Londres
Açúcar: março/25 fecha com queda de 0,73% em NY; consultoria destaca tom de baixa nos preços
Agora é Lei: produtores de cana-de-açúcar têm direito ao pagamento de créditos de carbono
É um vitória para o setor produtivo afirma presidente da Unida sobre inclusão dos produtores de cana-de-açúcar no Renovabio
Preços do açúcar seguem em baixa, mas março/25 de NY recupera patamar dos 19 cents/lbp
Açúcar: Mercado inicia 2025 em tom de baixa
undefined