Raízen inaugura maior oficina-escola em parceria com SENAI
Com investimento de R$1,4 milhão, a Raízen inaugura, nesta segunda-feira, 20, sua maior oficina-escola em parceria com o SENAI. Localizado no Parque de Bioenergia de Barra, em Barra Bonita (SP), o projeto oferecerá cursos de manutenção automotiva e de manutenção industrial para jovens de Barra Bonita e Igaraçu. Divididos em duas turmas, os cursos terão duração de dois anos. Todas as 64 vagas abertas inicialmente já foram preenchidas. Além dessa unidade, a Raízen também mantém outras oficinas-escolas nos municípios paulistas de Guariba, Igarapava e Brotas, e em Caarapó (MS).
A iniciativa é mais um resultado das ações da maior produtora brasileira de etanol para desenvolver e atrair novos talentos, por meio dos cursos técnicos e profissionalizantes, realizados em parceria com organizações como o SENAI. Desde 2021, mais de 2 mil jovens já passaram pelos programas de formação de mão de obra da Raízen. Só em 2022, foram formados 550 novos aprendizes. Nesse último ano, a companhia investiu mais de R$2 milhões em programas de desenvolvimento profissional.
De acordo com a responsável pelos aprendizes da nova oficina-escola, Ariene Jamile Queiroz, que também é gerente de manutenção automotiva da Raízen, com a conclusão do curso, os alunos estarão aptos a assumirem vagas disponibilizadas pela companhia. “Um dos nossos maiores objetivos com a oficina-escola é preparar os jovens para suprirem as necessidades de técnicos nas plantas da Raízen”, ressalta.
Além de ser a maior oficina-escola, tanto em quantidade de alunos quanto em capacidade instalada, o novo espaço de formação profissional também se destaca por ser a único agroindustrial, com centro de capacitação técnica voltado para o atendimento de demandas das áreas agrícola e industrial da Raízen, que possui 30 parques de bioenergia em operação.
Segundo Ariene, o programa de ensino também contemplará disciplinas que formarão pessoas para ingressarem na área de produção de etanol de segunda geração (E2G). “São cursos bem completos, com todas as disciplinas aplicadas às operações de um bioparque, e o aprendiz sairá capacitado para exercer funções técnicas dentro dele”, finaliza.