De cursos de capacitação exclusivos a turmas de trabalho formadas apenas por mulheres, Tereos promove iniciativas para ampliar presença feminina no agro
A participação das mulheres no agronegócio tem sido cada vez mais forte em diferentes funções, como administrativas, técnicas e operacionais. Segundo a pesquisa “Equidade e Inclusão nas Organizações”, da Deloitte, o número de mulheres nas empresas do agronegócio brasileiro cresceu 13,3% no último ano. Para promover ambientes de trabalho cada vez mais diversos e inclusivos e apoiar a presença de profissionais femininas em um setor historicamente masculino, a Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar, etanol e bioenergia, lançou uma série de iniciativas focadas no incentivo ao protagonismo feminino.
A empresa assumiu o compromisso de ter 15% de mulheres na força de trabalho até 2030, buscando equidade também nos processos seletivos. Além disso, quer chegar a 17,5% de mulheres em cargos de liderança no mesmo período. As metas foram incluídas nos relatórios de sustentabilidade da Tereos.
“A presença das mulheres no mercado de trabalho é cada vez mais relevante e importante para promovermos a diversidade, inclusão e equidade no ambiente de trabalho. A Tereos investe nesse tema e busca promover a capacitação de cada vez mais mulheres dentro do segmento realizando capacitações exclusivas para o público feminino”, afirma Renata Egerland, Gerente de Recrutamento e Seleção da Tereos.
Cursos de capacitação voltados 100% para mulheres
Desde 2021, a Tereos conta com cursos de capacitação exclusivos para mulheres nas principais regiões onde atua, no noroeste do estado de São Paulo, em parceria com o SENAI. As capacitações visam promover o desenvolvimento de novas habilidades e a iniciação profissional das participantes, além de fomentar as oportunidades de emprego locais.
Em Tanabi (SP), foi formada uma turma de Operações de Máquinas Agrícolas exclusiva de mulheres, com cerca de 80 horas divididas em aulas teóricas e práticas. Cerca de 65% das participantes passaram a integrar o quadro de funcionárias da Companhia após a finalização do curso.
Já na cidade de Colina (SP), a empresa investiu em turmas exclusivas para os cursos de Manutenção Automotiva e Tratorista. Após a finalização das duas turmas, as participantes também serão avaliadas para vagas de trabalho abertas na companhia já para a safra 23/24, que se inicia neste mês.
“Com os programas de capacitação, reforçamos nosso compromisso em promover um ambiente de trabalho cada vez mais diverso e equitativo, com mulheres ocupando diferentes posições tanto na indústria quanto no campo”, comenta Renata.
Equipes exclusivas de mulheres
Em 2022, a Tereos criou um setor dedicado à recuperação de áreas degradadas por meio do reflorestamento, com atividades a serem conduzidas e lideradas por turmas exclusivamente femininas. As equipes atuam em três das sete unidades da empresa, nas cidades de Olímpia, Tanabi e Colina.
Além disso, a empresa conta com turmas de jovens aprendizes formadas apenas por mulheres. Atualmente, as unidades localizadas em Olímpia (SP) e Tanabi (SP) possuem equipes 100% femininas -- são 6 jovens aprendizes mulheres em Tratos Culturais e Motomecanização e 18 na área de Manutenção Industrial.
Lançamento de Websérie
Com o objetivo de falar sobre mulheres e suas carreiras no setor sucroenergético e agro, a Tereos acaba de lançar uma websérie a partir de histórias contadas por suas próprias funcionárias. Com o tema “Juntas movimentando o agronegócio”, os episódios serão lançados quinzenalmente no LinkedIn da empresa.