Agricultores romenos concordam em comprar fábrica de açúcar da Tereos
PARIS/BUCARESTE (Reuters) - A produtora de açúcar francesa Tereos disse nesta quinta-feira (13) que chegou a um acordo com um grupo de agricultores romenos para vender seu negócio local de açúcar, menos de um mês depois de dizer que fecharia a fábrica porque as negociações com um potencial comprador falhou.
"Temos um acordo em princípio com um grupo de agricultores para que eles assumam os negócios romenos", disse um porta-voz da Tereos à Reuters, confirmando informações da mídia local.
A Tereos vem tentando vender suas atividades deficitárias na Romênia há mais de um ano como parte de uma estratégia mais ampla de desalavancagem.
A fábrica, localizada em Ludus, é uma das duas últimas usinas de processamento de açúcar da Romênia. Sofreu com uma redução constante na quantidade de terras plantadas com açúcar no país.
Ela tinha uma capacidade de 60.000 toneladas de açúcar, mas reduziu fortemente os volumes nos últimos anos, disse o porta-voz da Tereos. Seu fechamento final havia sido planejado para o início de 2023.
"O primeiro passo foi dado, estamos no caminho certo e a fábrica será reaberta", disse Teodor Aflat, que cultiva 8.000 hectares no condado central romeno de Sibiu, segundo a agência estatal de notícias Agerpres.
A empresa interessada em comprar a fábrica da Tereos antes do colapso das negociações era o grupo romeno Scandia Food, que está analisando ativamente potenciais aquisições para consolidar seus negócios.
O presidente-executivo Andrei Ursulescu disse à Reuters na época que a Scandia Food queria ver a fábrica em produção para realizar uma avaliação e que o preço pedido pela Tereos era relativamente proibitivo.
(Reportagem de Luiza Ilie em Bucareste e Sybille de La Hamaide em Paris; Edição por David Evans)