Conferência de Açúcar e Etanol ISMA DATAGRO leva experiência brasileira no setor sucroenergético para a Índia

Publicado em 23/09/2022 11:52
Evento promoveu a relação Brasil-Índia no setor de biocombustíveis, reunindo ministros, secretários de Estado, principais montadoras e empresas indianas

Nesta quarta-feira (21), especialistas do setor sucroenergético da Índia e do Brasil se reuniram em Nova Delhi, em evento organizado pela DATAGRO, maior consultoria agrícola independente do Brasil, realizado em conjunto com a Indian Sugar Mills Association (ISMA, na sigla em inglês), para tratar da diversificação do uso de etanol no país asiático.

A Índia vem desde 2018 adotando medidas que visam aumentar a produção e o uso do biocombustível. A produção global de etanol cresceu 3,6% em 2021, com boa parte desse aumento atribuído à expansão da capacidade do país asiático, que produziu o dobro do volume de 2020, se tornando, dessa forma, o terceiro maior produtor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e do Brasil.

“Esperamos construir um plano de ação baseado na longa experiência brasileira dentro da indústria sucroenergética para saltarmos para um setor construtivo na Índia”, disse o presidente da ISMA, Aditya Jhunjhunwala, durante discurso no evento.

O Brasil, que já tem uma larga vivência no assunto, está oferecendo o seu know-how para o país asiático, que consolida cada vez mais o uso do etanol no seu território, visando a descarbonização e melhor interação com o meio ambiente.

(Na foto: Prashant K. Banerjee, Diretor Executivo da SIAM -- Society of Indian Automobile Manufacturers, ao lado de Vikram Gulati, André Aranha Corrêa do Lago, Embaixador do Brasil na Índia, Dr. Plinio Nastari, Presidente da Consultoria DATAGRO e Eduardo Uziel, Ministro-Conselheiro da Embaixada.)

Na terça-feira (20), às vésperas da Conferência ISMA DATAGRO, foi realizado também, na Sociedade Indiana de Fabricantes de Automóveis (Siam, na sigla em inglês), um encontro com as principais montadoras da Índia, organizado pela embaixada do Brasil para falar sobre a interação entre Brasil e Índia no mercado de bioenergia e biocombustíveis.

Na ocasião, o presidente da DATAGRO, Plinio Nastari, ressaltou, durante palestra, a experiência brasileira no mercado de etanol e como isso pode ajudar o país asiático nos seus esforços para tornar sua indústria automobilística mais sustentável.

Os assuntos abordados no ISMA DATAGRO terão continuidade na 22ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, que será realizada nos dias 24 e 25 de outubro em São Paulo (SP). O evento reunirá especialistas do mercado global para oferecer conteúdos exclusivos e de grande relevância para a tomada de decisão de todos os envolvidos na cadeia produtiva do setor sucroenergético.

Fonte: Datagro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar tem 5ª queda seguida no contrato março/25 de NY e preço se aproxima dos 21 cents/lbp
Exportação de açúcar até a 4ª semana deste mês cai em relação à média de novembro de 2023
Produtividade da cana no Centro-Sul em outubro cai 20% em relação à da safra passada, diz CTC
Baixas do açúcar ganham força com mercado menos preocupado com disponibilidade da próxima safra
Na Inglaterra, ORPLANA destaca o futuro da cana-de-açúcar no cenário global
Açúcar segue pressionado e abre em baixa nesta segunda-feira (25)
undefined