Índia deve permitir 5 mi t de açúcar para exportação em 1ª tranche na nova safra

Publicado em 14/09/2022 17:35

Por Mayank Bhardwaj e Rajendra Jadhav

NOVA DELI/MUMBAI (Reuters) - A Índia está pronta para permitir a exportação de 5 milhões de toneladas de açúcar na primeira tranche para o novo ano de comercialização a partir de outubro, disseram duas fontes do governo na quarta-feira.

"A permissão para exportar 5 milhões de toneladas de açúcar está prevista para as próximas semanas e assim que tivermos uma noção melhor sobre a produção do próximo ano, poderemos permitir mais 3 a 5 milhões de toneladas para exportação", disse uma das fontes que não quis ser nomeada.

Embora seja um pouco cedo para ter uma ideia clara sobre a produção do próximo ano, as primeiras estimativas sugerem que a produção de açúcar em 2022/23 ficará em torno do recorde deste ano de 36 milhões de toneladas, disse a autoridade.

Em 1º de outubro de 2022, quando a nova temporada começa, os estoques de passagem das usinas da temporada anterior são estimados em 6 milhões de toneladas contra 8 milhões de toneladas no ano anterior.

"Depois de considerar a demanda local, a necessidade de produção de etanol e a necessidade das usinas para seus estoques anuais de passagem, acreditamos que a Índia terá um grande excedente exportável no ano 2022-23", disse a segunda fonte.

"Mas dados os padrões climáticos erráticos que afetam as colheitas e a produção agrícola, não queremos permitir exportações de 8 ou 9 milhões de toneladas de uma só vez", disse a segunda fonte. "Seremos bastante cautelosos."

A Índia proibiu as exportações de trigo no início deste ano e na semana passada impôs restrições aos embarques de arroz, pois as condições climáticas adversas afetaram a produção e o plantio.

O consumo doméstico de açúcar da Índia é estimado em cerca de 27,5 milhões de toneladas e as usinas devem desviar 4,5 milhões de toneladas de açúcar para a produção de etanol na temporada 2022-23. As usinas também separarão pelo menos 6 milhões de toneladas de açúcar como seus estoques anuais de passagem.

Aproveitando os atrativos preços globais, traders já assinaram acordos para exportar 400.000 toneladas de açúcar bruto para a temporada 2022/23.

(Reportagem de Mayank Bhardwaj e Rajendra Jadhav)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Qualidade da cana pode impedir que usinas atinjam suas metas e entender mix de açúcar será o desafio do 2º semestre
Açúcar apenas monitora principais origens e opera com estabilidade
Açúcar: Sem referência de Nova York, tipo branco registra apenas ajustes técnicos
Açúcar: Grande entrega em julho não evita alta dos preços; entenda os motivos
Sem Nova York, açúcar tipo branco volta a avançar no terminal de Londres