Na Argentina, Brazil Sugarcane atraiu mais investimentos às empresas brasileiras
Com a missão de atrair investimentos ao Brasil por meio do incentivo às empresas brasileiras do setor sucroenergético, o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution – promovido pelo Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e ApexBrasil (Agência Brasileira Promoção de Exportações e Investimentos) realizou em julho e agosto, missão comercial em 11 usinas na Argentina.
A missão contou com a participação de 19 empresas brasileiras percorreram as Províncias de Tucumán, Jujuy e Salta em visitas técnicas aos engenhos, usinas e grupos açucareiros dessas regiões.
De acordo com o diretor-executivo do Apla, Flavio Castellari, coordenador que acompanhou esta jornada internacional, o Brasil é referência para o setor sucroenergético global. “As empresas ligadas ao Projeto Brazil Sugarcane oferecem as melhores e mais tecnológicas soluções para produção de cana-de-açúcar, etanol, açúcar, bioenergia e biogás. Não há fronteiras para o produto brasileiro que antes de chegar ao mercado, têm um trabalho sério de pesquisa e desenvolvimento. Nós do Brazil Sugarcane queremos que todos tenham acesso à essa tecnologia.”
A missão gerou a prospecção de mais de US$ 20 milhões em futuros negócios que podem ser fechados ainda este ano.
Ethanol Talks – Argentina: debates sobre soluções tecnológicas, descarbonização e benefícios para a sociedade
A missão foi concluída no dia 3 de agosto com a realização do Sustainable Ethanol Talks – edição Argentina, em Buenos Aires, realizado pelo Apla em parceria com a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) e Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Com mais de 200 participantes, o Ethanol Talks reuniu os maiores especialistas, autoridades e grupos do setor sucroenergético brasileiro e argentino, que debateram sobre a importância do etanol, soluções tecnológicas de descarbonização e seus inúmeros benefícios sociais, ambientais e econômicos.
O diretor-executivo do Apla Flavio Castellari participou dos painéis de abertura, sobre soluções tecnológicas de descabonização e de construção dos novos passos do uso dos biocombustíveis com base no conhecimento e experiência da produção do etanol brasileiro.
No evento, o Apla realizou reuniões bilaterais com o governo argentino, grupos açucareiros e autoridades governamentais do Brasil e da Argentina.